quarta-feira, 16 de abril de 2008

Citroën 2 CV se destaca na comemoração dos cem anos da primeira viagem de carro de SP





Trajeto de pouco mais de 75 km percorreu pontos históricos da antiga Estrada do Caminho do Mar (SP 148), além de locais centenários de Santos (SP) Fotos de divulgação: Giulliano Ricciardi

Santos (Coordenação de Imprensa) - Um 2 CV 6 Charleston, pertencente ao casal Juliana Messenberg e Pedro Mariani, foi destaque na comemoração da primeira viagem de carro do Estado de São Paulo (1908/2008). O evento aconteceu neste domingo, dia 13 de abril, e teve a participação de cerca de 100 veículos antigos. “Foi um domingo especial, onde pudemos desfrutar do carisma e do prazer de dirigir de nosso ‘deuche’ em uma paisagem histórica e realmente exuberante”, afirma Juliana Messenberg.
Organizado pelo Automóvel Clube do Brasil, o passeio comemorou a viagem empreendida por Prado Júnior e seus companheiros em 16 de abril 1908, a primeira realizada por um automóvel pela Serra do Mar. A bordo de um Motobloc de 30cv, o grupo atravessou a histórica e abandonada (à época) estrada de Santos, numa viagem de 37 horas e recheada de muitas
dificuldades.
Desde o início do programa, que teve saída às 7h00 do Centro Cultural São Paulo (SP), o casal acompanhou o grupo composto por proprietários e amantes do universo do automóvel antigo. Primeiro, o desfile urbano (em uma São Paulo que ainda despertava). Depois, a Rodovia Anchieta e suas indústrias... Em seguida, a chegada ao portal de entrada da Estrada do Caminho do Mar − fechada em 1992.
O passeio teve vários pontos nostálgicos, como a parada no Pouso Paranapiacaba (também conhecido como Casa da Marquesa de Santos), um desfile simbólico em homenagem ao aniversário da cidade de Cubatão, e, já em Santos, um grand finale na Casa da Frontaria Azulejada (construída em 1865).
O evento também foi uma excelente oportunidade para a realização de novos amigos: “Como o 2CV chama muita atenção, vários colecionadores vieram conversar conosco. É como se o carro resgatasse nas pessoas momentos preciosos que aconteceram no passado... Um senhor nos contou que dirigiu um logo depois da Segunda Guerra Mundial. Um outro, de origem uruguaia, disse que tinha um quando era estudante. Vários curiosos se disseram atraídos, pois ele era um carro simpático, divertido. Além disso, duas pessoas quiseram comprá–lo. Mas logo desconversei”, enfatiza Juliana.

Rumo a Dakar


O neurocirurgião Pedro Paulo Mariani e sua esposa, Juliana Messenberg, são uns dos poucos brasileiros que possuem um Citroën 2CV na garagem. O carro, por sinal, é uma verdadeira raridade, com pouco mais de 2.500 km rodados.
O casal se prepara agora para a realização de seu sonho mais ambicioso: a participação do Rali 2CV Mehari Cup 2008 - Cassis/Dakar. “Será um grande rali de regularidade que acontecerá em outubro, apenas com versões do 2 CV (cerca de 50). A saída será da França, passando por países como Espanha, Marrocos, Mauritânia e com chegada prevista no Senegal (Dakar), num percurso total de 6.000 km”, explica Pedro Mariani. “Será um grande marco para a comemoração dos 60 anos do modelo (2008). E nosso deuche, certamente estará lá”, conclui.


Para saber mais
Modelo: Citroën 2CV 6 Charleston
Cor: "Gris Carmoran / Gris Nocturne”
Ano de fabricação: 1990
Origem: Produzido na Usina de Mangualde (Portugal)
Especificações Técnicas:
2 cilindros opostos horizontalmente
Cilindrada: 602 cm3
Potência: 29 cv
Velocidade Máxima: 116 km/h
Refrigeração a ar
Tração dianteira
Câmbio manual 4 marchas
Freios dianteiros a disco
Capacidade reservatório de combustível: 25l


Nenhum comentário: