Bombeiros relatam dificuldades em
combater fogo por causa de vento forte.
O internauta Ricardo Pereira de Camargo registrou um incêndio que está consumindo parte do Parque Estadual da Serra de Jaraguá, na região central de Goiás. Ele mora em um bairro bem próximo ao local. Assim que acordou, por volta das 7h30, contou que tirou a foto das chamas e encaminhou via VC no G1.
O consultor afirma que o parque tem uma área de mais de 2,8 mil hectares e é uma unidade de conservação pertencente ao grupo de Proteção Integral. A reserva foi criada em 1998 e demarcada no ano passado.Ricardo, que é geógrafo e trabalha como consultor ambiental, conta que foi ele mesmo quem chamou o Corpo de Bombeiros. Ele diz que incêndios no local nesta época do ano são corriqueiros. "Diminui um pouco [as queimadas] depois que uma unidade do Corpo de Bombeiros se instalou na cidade. Mas sempre no mês do ano, com o tempo seco e os ventos fortes, os acidentes ocorrem", explica.
"O parque exerce uma influência muito grande na cidade. É um local que as pessoas gostam muito e onde praticam esportes radicais como mountain bike e voo livre. Um incêndio, além da poluição atmosférica, mata a fauna e a flora da região", lamenta.
Nota da Redação: Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros que comanda a operação de combate ao incêndio, Jacir Santana, duas equipes estão no local para combater as chamas. Ele explica que a corporação tem muita dificuldade em acessar a região e combater o fogo. “O vento está muito forte no local, que é uma área com bastantes acidentes geográficos. Além disso, a umidade do ar está muito baixa. Tudo isso propicia o aumento das chamas”, diz.
De acordo com o tenente, ainda nesta tarde outras equipes devem se reunir para traçar uma estratégia de combate. O centro do incêndio fica na região do paredão da serra. Os bombeiros ainda não sabem precisar a extensão do local danificada pelo fogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário