sábado, 31 de maio de 2008

Abertura de escolas públicas nos finais de semana será discutida na Comissão de Educação

Brasília (Marba Furtado / Agência Senado) - A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) irá analisar, na terça-feira (3), projeto que incentiva a abertura das escolas públicas nos finais de semana, feriados e períodos de recesso, a fim de permitir a oferta e a prática de atividades culturais, esportivas, de lazer e de reforço escolar. Além disso, a matéria amplia o alcance do Programa Nacional de Alimentação Escolar, permitindo a transferência de recursos federais às escolas públicas que desenvolverem tais atividades extracurriculares.
O projeto (
PLS 11/08) altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (Lei 9.394/96). O autor da proposta, senador Expedito Júnior (PR-RO), lembra, em sua justificativa, que a norma não é impositiva, e que, se aprovada, permitirá a cada rede escolar pública regulamentar a forma de promover a ampliação do espaço escolar.
"A simples abertura dos portões escolares não teria, necessariamente, efeitos benéficos. É preciso que os sistemas de ensino tomem providências para dotar as escolas de condições materiais e humanas para receber a comunidade", diz o senador.
Os integrantes da Comissão de Educação ainda vão analisar projetos que autorizam o Poder Executivo a criar a Universidade do Pacto da Amazônia, com sede em Manaus; a Universidade Federal do Norte de Goiás (UFNG), com sede em Porangatu; a Escola Técnica Federal Naval de Itacoatiara (AM); a Escola Técnica Federal de Iporá (GO); a Escola Técnica Federal de Buritis (RO); e o Centro Federal de Educação Tecnológica do Distrito Federal.
A reunião, marcada para as 11h, será realizada na sala 15 da Ala Alexandre Costa.

Nenhum comentário: