Vista aérea do Rio Madeira, para o qual estão projetadas duas hidrelétricas (Foto: Wilson Dias/ABr)
Convênio realizado em Rondônia está em fase final e parece já dar resultados. Só nos dois primeiros meses do ano foram gerados mais de mil novos postos de trabalho no Estado
Brasília (Assessoria de Imprensa do MTE) - Na busca pela qualificação da mão-de-obra brasileira, o Plano Setorial de Qualificação (Planseq) tem destaque entre as ações do Governo Federal. Desde que foi instituído em 2005, já capacitou mais de 50 mil trabalhadores em todo o país em áreas de metalurgia, aeronáutica, turismo, trabalho doméstico, petróleo e gás. Agora é a vez do setor de hidroelétrica. Convênio firmado, já em fase final de execução, está atendendo a mais de 3 mil trabalhadores no estado de Rondônia.
Planseq Hidroelétrica está em andamento no município de Porto Velho, capital do estado, e acontece a partir de parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego, governo de Rondônia, Prefeitura Municipal de Porto Velho, entidades sindicais e empresariais. Para dar subsídio às ações de treinamento e qualificação, houve investimento de quase R$ 1,5 milhão. Na região serão construídas duas hidroelétricas no Rio Madeira, uma na cachoeira do Santo Antônio e a outra na do Jirau. Deste modo, o projeto realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é de relevância ímpar, na medida em que prepara os trabalhadores a prestar um serviço de qualidade e atender aos novos postos de trabalho que serão gerados em decorrência das obras e do conseqüente aquecimento da economia local.
E parece que o aquecimento já está acontecendo. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do MTE, foram gerados mais de 8,3 mil novos empregos formais em Rondônia em 2007, uma taxa de crescimento de 5,94% - maior que a registrada em todo país (5,85%). Na comparação com o ano anterior, os dados da formalização de trabalhadores são ainda mais surpreendentes, quase três vezes superior a 2006, quando foram gerados 3,6 mil postos.
E pelo visto, 2008 não fica para trás. Só nos dois primeiros meses deste ano foram 1.143 trabalhadores a mais com a carteira assinada nas mãos em Rondônia.
"A partir das ações de qualificação, os trabalhadores serão preparados para entrar no mercado, ter uma oportunidade de verdade de ver a carteira assinada", destacou o ministro Carlos Lupi.
Planseq
O convênio para o setor de Hidrelétrica foi celebrado no dia 30 de novembro de 2006, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Departamento Regional de Rondônia (SENAC/RO), para a qualificação de exatos 3.006 trabalhadores. A idéia é suprir a demanda de empregos a ser gerada pela construção das hidrelétricas na região e inserir pelo menos 30% dos participantes dos cursos. O Planseq faz parte do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), caracterizado pela integração de políticas para intermediação de mão-de-obra, qualificação social e profissional, sendo sua execução vinculada a parceria com instituições especializadas em educação profissional para formação dos trabalhadores em cursos com duração mínima de 200 horas, conforme as Resoluções CODEFAT n.º 333/03 e 408/04.
Nenhum comentário:
Postar um comentário