sexta-feira, 18 de abril de 2008

Comitiva de Rondônia discute em Brasília políticas públicas para melhorar a educação

Brasília (Henrique Teixeira/Assessoria de Imprensa) - Para dar combustível na melhora da educação de Rondônia, uma comitiva formada por representantes de Porto Velho, sindicatos, movimentos sociais e parlamentares está na Conferência Nacional da Educação Básica (Coneb), em Brasília, para discutir políticas públicas educacionais.
Desde segunda-feira (14) participantes de todo o Brasil estão reunidos no Centro de Convenções Ulisses Guimarães para debater com todos os setores ligados à educação. Dois objetivos centrais norteiam a Conferência: promover da melhor forma possível o aprendizado nas salas de aula e estabelecer mecanismos de colaboração entre os três entes da federação - municípios, estados e união - para uma educação de qualidade.
A ex-secretária da Educação municipal de Porto Velho, Epifânia Barbosa da Silva, acredita que a colaboração é fundamental para melhorar a qualidade do ensino. “Espero que a Conferência consolide o regime de colaboração entre todos os entes da federação e que cada um possa garantir os recursos necessários para melhorarmos programas como Transporte Escolar e Merenda Escolar”, destacou Epifânia.
Dina Borges, do Centro de Pesquisas de Populações Tradicionais Cuniã (CPPT), que trabalha com comunidades ribeirinhas que vão desde Fortaleza do Abunã até Calama, abordou a Conferência pelo aspecto regional da educação. “Essa Conferência pode trazer muitos benefícios para as comunidades ribeirinhas, pois a educação é uma forma de fortalecer. Acredito numa educação do campo pelo campo. É preciso respeitar a diversidade regional e pensar, por exemplo, como a educação pode beneficiar o homem do campo?”, indaga Dina.


Nenhum comentário: