Brasília (Assessoria de Imprensa/Liderança do PMDB8) - O Estado de Rondônia não pode ficar de fora do “PAC do Cacau” lançado, recentemente pelo Governo Federal फोई o que disse o líder do PMDB no Senado फेडरल, Valdir Raupp(RO) ao defender a inclusão de Rondônia no Plano Executivo para a Aceleração do Desenvolvimento e Diversificação do Agronegócio na Região Cacaueira, batizado de “PAC do Cacau”.
O programa além da repactuação da dívida dos produtores de cacau, da ordem de R$ 700 milhões, prevê a injeção de R$ 2 bilhões de recursos novos para a renovação de cacauais em bases mais produtivas e a diversificação da atividade agrícola na região.
Para o senador, é compreensível que o Governo Federal decida resgatar a cultura do cacau depois do quase desaparecimento dessa cultura no Brasil, em função da crise de pragas na Bahia e da quebra de preços.
“Contudo, não podemos aceitar que Rondônia, que tenho a honra e a responsabilidade de representar nesta Casa, fique de fora dessa iniciativa” frisou o líder peemedebista.
Adiantou o senador que, nas últimas décadas, Rondônia se firmou como a segunda região produtora de cacau no País, o que se torna justo “que tenhamos tratamento semelhante ao dispensado aos cacauicultores baianos, com o PAC do Cacau.”
O “PAC do Cacau” em Rondônia vai revitalizar o setor produtivo de cacau no estado, informou o senador explicando que os produtores rondonienses carecem de apoio governamental para permanecer na atividade.
Audiência
O senador esteve com o ministro da Integração Nacional, Gedel Vieira Lima quando defendeu um projeto de revitalização da cultura cacaueira no Estado। Da audiência também participaram a deputada federal, Marinha Raupp (PMDB-RO; o diretor Nacional da Ceplac, Gustavo Moura; o coordenador de Extensão Rural da Ceplac, Wilson Destro e Mauro Lacerda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário