quinta-feira, 19 de junho de 2008

Raupp diz que gasoduto Urucu/Porto Velho vai gerar emprego e renda

Brasília,(Assessoria de Imprensa/ Liderança do PMDB no Senado) - A construção do gasoduto Urucu/Porto Velho vai gerar emprego e renda para Rondônia e contribuir para a redução da tarifa de energia para os brasileiros. A informação é do líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp (RO), ao participar de reunião no Ministério das Minas e Energia com técnicos do Grupo de Trabalho que apresentaram um quadro geral sobre a viabilidade da referida obra. Da reunião, ainda participaram o ministro Edson Lobão, o secretário-executivo Márcio Zimermman, o presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz e o diretor de Engenharia, Valter Luis Cardeal, além de representantes da Eletronorte.
O senador listou os demais benefícios que a construção do gasoduto vai gerar para o país, a exemplo da economia de divisas, a partir da redução de importação de diesel e adicionar 500 MW ao sistema a um custo unitário de R$ 100 megawats/hora. Com isso, o sistema Rondônia/Acre passa a ser exportador de energia.
Quanto a Rondônia, adiantou o senador, “o estado terá um ganho ambiental com a eliminação do transporte por balsa nos rios Madeira e Solimões, além da redução de emissões de gás carbônico pela queima de 1,3 milhão de litros de óleo diesel/dia”.
Ele acrescentou que as indústrias também terão ganhos como as que operam com o beneficiamento de soja, de algodão, cerâmica e siderúrgica. “O desmatamento sofrerá redução já que a substituição da madeira pelo gás natural nas indústrias, padarias e outras empresas provocará inúmeros benefícios para o meio-ambiente”, frisou o líder do PMDB no Senado.
Raupp mencionou que saiu da reunião com os técnicos do governo federal convicto da viabilidade da construção do gasoduto e que a exemplo do que faz há 5 anos vai insistir para que a obra, orçada em R$ 1,7 bilhão seja iniciada o mais breve possível.
O senador lembrou que o governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva tem contemplado o estado com a construção das usinas de Jirau e Santo Antônio, e que tais obras vão atender ao desenvolvimento do Brasil. “É evidente que agradecemos ao presidente Lula pelo empreendimento, mas queremos também que seja construído o gasoduto que interessa 100% aos rondonienses”, finalizou.


Nenhum comentário: