Brasília - A concessão para construir e explorar a Usina Hidrelétrica Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia, vai ser feita por leilão em sistema eletrônico. As regras para definir a empresa vencedora foram publicadas hoje (24) pelo Ministério de Minas e Energia no Diário Oficial da União (DOU).
Os procedimentos serão os mesmos adotados no leilão de compra de energia da Hidrelétrica Santo Antônio, vencido no final do ano passado pelo Consórcio Madeira Energia. Será responsável pela concessão de 30 anos quem oferecer o menor valor do megawatt-hora.
Durante os lances, os representantes das empresas interessadas ficarão em salas separadas sem acesso a informações externas. Os preços apresentados serão mantidos em sigilo até que seja declarado o vencedor.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) será responsável por organizar e executar o leilão, previsto para o dia 9 de maio.
Incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a usina de Jirau será construída a 130 quilômetros da capital Porto Velho. O complexo do Madeira deverá produzir 6.450 megawatts de potência, aproximadamente metade da energia gerada por Itaipu - 14 mil megawatts -, a hidrelétrica mais potente em operação no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário