O juiz da 8ª Zona Eleitoral de Colorado do Oeste (RO), Acir Teixeira Grécia, ressaltou a importância da convocação da Justiça Eleitoral para a revisão eleitoral no município. De acordo com o juiz, o eleitor deve comparecer ao Ginásio de Esportes Chagas Neto, local designado, tendo em mãos um documento de identificação e um comprovante de residência.
O recadastramento é processado pelo sistema biométrico, método digital novo no qual somente os eleitores de Colorado, em Rondônia, de São João Batista (SC) e Fátima do Sul (MS) - entre os 5.262 municípios brasileiros -, estão sendo cadastrados e votarão em 5 de outubro.
O juiz esclareceu que quem não participar da revisão eleitoral até o dia 1º de abril, terá o documento cancelado no dia seguinte. Em comparação com os números fornecidos pelo IBGE, a diferença não é grande entre o total de habitantes e de eleitores. Esses dados do instituto serviram de base para a Justiça Eleitoral abrir o procedimentos de revisão. “De repente, muita gente foi embora para outras localidades do Brasil, e até para o exterior, para estudar ou por necessidade profissional”, comentou o magistrado.
Possivelmente muitas pessoas que até mudaram de residência continuam no cadastro como eleitores de Colorado. A revisão, segundo calcula o juiz eleitoral, deve alcançar uma média de 80% dos eleitores. O juiz Acir Teixeira disse que a quantidade de eleitores com os títulos revisados até o momento em Colorado está dentro da previsão. O prazo expira no dia 1º de abril.
A Justiça Eleitoral procura dar o maior conforto possível aos eleitores, com horário de atendimento diário, inclusive no feriado, sábados e domingos, das 8 horas às 18 horas. Ele citou também a dificuldade de se chegar aos eleitores residentes nas áreas rurais. Acir Teixeira ressalta que a população da região urbana vem atendendo ao chamado da Justiça Eleitoral. “Porém, alertamos aos ausentes até aqui a não deixarem o recadastramento para o último dia”, alertou Teixeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário