segunda-feira, 24 de março de 2008

CEF é premiada como destaque em gestão em políticas de inclusão social


Banco ainda conquistou o segundo lugar com a iniciativa do Cartão do Cidadão

Brasília (Assessoria de Imprensa) - A Caixa Econômica Federal recebeu dia 19 o prêmio “Destaque de Gestão de Políticas Públicas de Inclusão Social”, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), no 12º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. A premiação foi instituída para incentivar iniciativas que promovam processos de inclusão social de grupos que vivem em situação de vulnerabilidade. A CEF conquistou também o segundo lugar com a iniciativa do Cartão do Cidadão.
Para o superintendente nacional de Programas Sociais da CEF, Roberto Barreto, a premiação foi mais do que merecida. Segundo ele, só em 2007 foram emitidos 8,3 milhões de Cartões do Cidadão, o que representa um repasse de R$ 8,7 bilhões para os beneficiários do Abono Salarial, PIS e Seguro-Desemprego. “A CEF é o banco do governo e está diretamente ligado com as políticas públicas, sempre visando à melhoria de condições de vida dos brasileiros”, destaca.
Os números da CEF não param por aí. Ano passado, mais de 11 milhões de famílias foram atendidas com os benefícios pagos pela CEF, sendo 50% somente na Região Nordeste. Ao todo foram realizados 136 milhões de pagamentos referentes aos programas de transferência de renda, no valor de mais de R$ 9 bilhões, beneficiando mais de 45 milhões de pessoas.

O projeto

O pagamento dos benefícios sociais, antes efetuado no caixa das agências, era um processo lento e oneroso ao cidadão e à CEF. O processo envolvia um elevado número de atendentes e significativo tempo para a execução de rotinas inerentes, principalmente, à qualificação e identificação do trabalhador, tratamento da documentação e coleta de assinatura no documento.
Em 1995, a CEF lançou o Cartão do Trabalhador, que permitia o acompanhamento de lançamentos de FGTS e PIS, mas não tinha a funcionalidade de saque de benefícios e não atendia os beneficiários do Abono Salarial e do Seguro-Desemprego.
A necessidade de aperfeiçoar e integrar os processos de atendimento e pagamento desses produtos sociais levou à criação do Cartão do Cidadão em 2000, que proporcionou uma melhoria significativa na qualidade do atendimento ao cidadão e minimizou os custos operacionais.
O Cartão do Cidadão possibilitou que a rede de atendimento a esse cidadão fosse ampliada, já que, por meio dele, o pagamento do benefício foi viabilizado em qualquer ponto de atendimento da CEF, não mais se restringindo às agências. Dessa forma, a rede de atendimento foi ampliada de cerca de dois mil para mais de 19 mil pontos de atendimento em todo o Brasil, considerando a rede de parceiros e os pontos de auto-atendimento.
Além dos programas e informações já disponibilizados atualmente por meio do Cartão do Cidadão, ele é um instrumento que tem flexibilidade para agregar outros programas sociais e serviços de informações.

A premiação

O 12º Concurso recebeu 132 inscrições, das quais 117 válidas. O comitê julgador, composto por 24 avaliadores, após análise dos relatos escolheu 20 práticas para serem visitadas. Dez especialistas do Comitê Técnico foram conhecer in loco as experiências e elaboraram um relatório para análise do comitê julgador, que se reuniu novamente e definiu as 10 vencedoras.
A iniciativa “Coleta de Dados por Computadores de Mão para Censos de Proporções Continentais”, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/Ministério do Planejamento), ficou em primeiro lugar. Quem conquistou o terceiro lugar foi a experiência “Nossa Várzea – Cidadania e Sustentabilidade na Amazônia Brasileira”, da Secretaria do Patrimônio da União (SPU/Ministério do Planejamento).
Os demais premiados foram: “Censo Previdenciário: soluções inovadoras para atualização cadastral”, do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS (4º lugar); “Portal da Transparência”, da Controladoria-Geral da União - CGU (5º lugar); “Sistema de Pré-qualificação de Marcas e Produtos Médico-Hospitalares”, do Instituto Nacional do Câncer – Inca (6º lugar); “Processos de Qualificação do Cadastro Único de Políticas Sociais de Governo”, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS (7º lugar); “Caixas Receptoras de Correspondências confeccionadas com Material Reciclável”, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT (8º lugar); “Sistema de Monitoramento do Mercado de Terras”, do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA (9º lugar) e “Minibibliotecas da Embrapa”, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (10º lugar).
Com o segundo lugar, a CEF ganhou uma vaga no curso de Especialização em Gestão Pública da ENAP. O prêmio referente à inclusão social é uma visita técnica à Espanha.

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