São Paulo (Gustavo Henrique Ruffo) - Qualquer criança que já tenha assistido “Os Jetsons” com certeza quis ser George por alguns momentos. Não, certamente, quando ele encontra com o senhor Spacely, mas sim quando ele está a caminho do trabalho, dirigindo seu disco voador. As crianças crescidas e com pelo menos US$ 150 mil na conta podem ir um pouco além de sonhar, uma vez que a Moller, empresa que está desenvolvendo o Skycar, deverá colocar seu M200 à venda no ano que vem.
Com duas versões, a M200G e a M200E, a melhor parte do novo veículo, feito para levar duas pessoas, é que ele, ao contrário do Skycar, não precisará de brevê para ser conduzido. Isso porque, no caso do M200G, a altura máxima que ele atinge é cerca de 3 m, sobre qualquer superfície, inclusive água. Suficiente, sem dúvida, para passar por cima do trânsito (ou da enchente).
Capaz de rodar até 160 km, com uma velocidade máxima de 160 km, sendo a de cruzeiro de 120 km/h, o M200 vem sendo desenvolvido há mais de 30 anos. A capacidade máxima de peso dele é de 113 kg, o que permite levar duas pessoas de até 55 kg, um adulto e uma criança ou apenas um ocupante mais parrudo.
Impulsionado por oito motores rotativos (Wankel) movidos preferencialmente a etanol, o M200 tem hélices protegidas, o que evita ferimentos, e um sistema de aletas que tanto cria sustentação e estabilidade no ar quanto diminui o barulho gerado pelos motores. Se algum deles falhar, o sistema de computadores do M200 permite um pouso tranquilo.
O M200E até voa mais alto que o M200G, mas será vendido na forma de um kit, ou seja, quem comprar é que deverá montá-lo ou pagar para alguém cuidar disso. Quando estiver pronto, ele poderá voar, nos EUA, com a mesma licença concedida a aviões experimentais, ou seja, precisará de um brevê para ser pilotado, mas só em 2010, que é quando ele começa a ser vendido.
Assim como no caso do Skycar, o M200 será vendido por um leilão internacional, no qual os interessados competem até que saia o lance vencedor. Para participar do leilão, que só acontecerá quando as vendas tiverem início, no ano que vem, é preciso se qualificar, o que inclui garantir que você é capaz de arcar com o valor de reserva do M200, fixado em US$ 150 mil, ou cerca de R$ 236 mil. (Fonte: MSN Automóvel).
Com duas versões, a M200G e a M200E, a melhor parte do novo veículo, feito para levar duas pessoas, é que ele, ao contrário do Skycar, não precisará de brevê para ser conduzido. Isso porque, no caso do M200G, a altura máxima que ele atinge é cerca de 3 m, sobre qualquer superfície, inclusive água. Suficiente, sem dúvida, para passar por cima do trânsito (ou da enchente).
Capaz de rodar até 160 km, com uma velocidade máxima de 160 km, sendo a de cruzeiro de 120 km/h, o M200 vem sendo desenvolvido há mais de 30 anos. A capacidade máxima de peso dele é de 113 kg, o que permite levar duas pessoas de até 55 kg, um adulto e uma criança ou apenas um ocupante mais parrudo.
Impulsionado por oito motores rotativos (Wankel) movidos preferencialmente a etanol, o M200 tem hélices protegidas, o que evita ferimentos, e um sistema de aletas que tanto cria sustentação e estabilidade no ar quanto diminui o barulho gerado pelos motores. Se algum deles falhar, o sistema de computadores do M200 permite um pouso tranquilo.
O M200E até voa mais alto que o M200G, mas será vendido na forma de um kit, ou seja, quem comprar é que deverá montá-lo ou pagar para alguém cuidar disso. Quando estiver pronto, ele poderá voar, nos EUA, com a mesma licença concedida a aviões experimentais, ou seja, precisará de um brevê para ser pilotado, mas só em 2010, que é quando ele começa a ser vendido.
Assim como no caso do Skycar, o M200 será vendido por um leilão internacional, no qual os interessados competem até que saia o lance vencedor. Para participar do leilão, que só acontecerá quando as vendas tiverem início, no ano que vem, é preciso se qualificar, o que inclui garantir que você é capaz de arcar com o valor de reserva do M200, fixado em US$ 150 mil, ou cerca de R$ 236 mil. (Fonte: MSN Automóvel).
Nenhum comentário:
Postar um comentário