segunda-feira, 7 de abril de 2008

CEF DISPONIBILIZA TERMINAIS DE AUTO-ATENDIMENTO ESPECIAIS

Equipamento instalado em agência de Brasília é exclusivo para pessoas com deficiência visual


Brasília (Assessoria de Imprensa da CEF) - A inclusão social é uma preocupação constante da Caixa Econômica Federal. Após disponibilizar um 0800 exclusivo para pessoas com deficiência auditiva, agora são as pessoas com deficiência visual que têm um serviço facilitado. O novo sistema de auto-atendimento do banco funciona com a utilização de fones de ouvido – conectados à parte frontal do terminal – e permite ao usuário efetuar todas as operações de forma simples.
O primeiro local a contar com o serviço é a Agência Planalto, no centro de Brasília. Outras cinco agências receberão a funcionalidade: Mercês (Bahia), Villa-Lobos e Jaguaré (São Paulo), Foz do Iguaçu (Paraná) e Santo Agostinho (Minas Gerais). Dos dias 11 a 18 deste mês, o sistema será instalado em mais 14 agências pelo país. O projeto teve início com a solicitação de um cliente do Paraná, que pediu uma solução para a CEF em oferecer o auto-atendimento fora do horário bancário.
“Esse é um momento muito especial para a CEF, pois vamos permitir o atendimento a uma grande parcela da população que não encontra esse apoio em outras instituições. Somos os primeiros a oferecer esse serviço no país”, explicou o vice-presidente de Atendimento e Distribuição da CEF, Carlos Borges.
A ampliação dos sistemas de auxílio às pessoas com deficiência física, visual, auditiva ou mental deve ser colocada em prática. A CEF aguarda a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a ser celebrado entre o Ministério Público Federal e a Febraban, que abrangerá as condições de acessibilidade nas agências.
O termo prevê a instalação de rampas de acesso ou equipamentos eletromecânicos de deslocamento vertical, adaptação do mobiliário, instalação de assentos de uso preferencial, destinação e sinalização de vagas reservadas nos estacionamentos, instalação de sanitários adaptados para usuário de cadeira de rodas e adaptação de ATM, em conformidade com as normas ABNT NBR 15250/2005 e ABNT NBR 9050/2004.
“A tecnologia existe para trazer mais qualidade de vida. E tudo o que temos feito na CEF é para beneficiar o cidadão”, destacou a vice-presidente de Tecnologia da Informação, Clarice Coppetti.

0800 EXCLUSIVO

Desde agosto de 2007, a CEF disponibiliza a central de atendimento exclusiva para pessoas com deficiência auditiva. O Disque CEF especial é totalmente adaptado e funciona no número 0800 726 2492, das 7h às 20h (de Brasília), de segunda a sexta-feira, excetos feriados nacionais.
Pelo canal, é possível obter informações sobre PIS, Abono, Bolsas, Programas Sociais, FGTS, Seguro Desemprego, Habitação, produtos e serviços bancários. Também são oferecidos suporte tecnológico e a opção de registrar reclamações, sugestões ou elogios.

PATROCÍNIO PARAOLÍMPICO

O Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico de Atletismo e Natação é organizado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pela CEF, por meio das Loterias Caixa. Desde os Jogos Paraolímpicos Atenas-2004, a instituição é parceira do CPB.
Até o ano passado, o Comitê recebeu R$ 13,1 milhões. O patrocínio também está presente no repasse a 16 atletas e a mais dois atletas-guias, por intermédio do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível.
Além do patrocínio oficial, as Loterias repassam, por meio da Lei Agnelo-Piva, 2% da arrecadação bruta de todas as apostas ao Comitê Olímpico Brasileiro e ao Comitê Paraolímpico Brasileiro. Do total de recursos repassados, 85% são destinados ao COB e 15% ao CPB.


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