segunda-feira, 30 de abril de 2012


As empresas corruptoras

Lei Anticorrupção na Câmara esbarra, entre outras coisas, em manobras como as do deputado Natan Donadon (PMDB)
Por Mara Paraguassu*
  • As empresas filmadas pelo “Fantástico” oferecendo suborno a agentes públicos da saúde e o caso Delta, que segundo a Polícia Federal comprou favores de funcionários do DNIT para aprovar irregularidades nos contratos da empreiteira, indicam a urgente necessidade de aprovação de lei anticorrupção para responsabilizar pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública.
  • Lacuna inaceitável, com tantas obras milionárias do PAC país afora, a ausência de uma lei para punir empresas que corrompem servidores públicos é sintoma de que o combate à corrupção é leniente, e dentro do Congresso Nacional a resistência é grande.
  • Desde fevereiro de 2010 na Câmara, o Projeto de Lei (PL 6826/10) de autoria do Poder Executivo (Controladoria Geral da União) preenche um vácuo ao propor basicamente duas coisas: a aplicação de multas, atingindo o patrimônio da empresa, com fins de ressarcimento ao erário, e o cancelamento de contrato com o poder público.
  • Se condenada civil e administrativamente, a empresa teria de pagar multa de 30% sobre o faturamento bruto no ano anterior, mas a atuação de Natan Donadon (PMDB-RO) e deputados como Édio Lopes (PMDB-RR) abrandaram a punição. Mediante emenda ao projeto, na Comissão Especial onde se encontra pronto para votação, eles aliviaram o custo das empresas, propondo 20%.
  • Donadon e Lopes foram autores de nada menos do que 16 das 35 emendas apresentadas ao relator, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que por conta do intenso lobby fez mudanças no projeto.
  • Outra sanção administrativa é a declaração de inidoneidade, o que implica a proibição de participar de licitação, contratar e manter os contratos com a administração pública pelo prazo mínimo de 2 e máximo de 10 anos. Novamente se opuseram, reduzindo esse prazo para 5 anos.
  • Bondade - É também da lavra de Natan Donadon  a exclusão do artigo 18º. O texto diz: “Na esfera administrativa, a responsabilidade da pessoa jurídica não afasta a possibilidade de sua responsabilização na esfera judicial”. Julguem por si sós a bondade do parlamentar com empresas corruptoras, ao alegar que o artigo é inconstitucional.
  • O projeto começou a andar mesmo em agosto do ano passado. Os deputados são todos corruptos e por isso a matéria não decola?  Embora muita gente pense assim, a lentidão no Congresso Nacional é reflexo da composição desigual de forças.
  • 273 empresários - Nessa legislatura, nada menos do que 273 parlamentares, dos quais 27 senadores, são empresários, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). São os interesses de classe que falam mais alto.
  • Não faltam bons projetos de combate à corrupção, de autoria de deputados, senadores ou do Executivo. São mais de 100 que estão tramitando nas duas Casas, alguns com até quatro anos na CCJ da Câmara, sem que relatores sejam designados. Avaliar a composição da comissão ajuda a entender o descaso.
  • Empresas corruptoras fazem festa há muito tempo com dinheiro público não sem contar com a mãozinha de servidores que vendem dificuldade para comprar facilidade.  Depois elas alteram projetos, abandonam obras, aprontam muito e nada lhes acontece. Dane-se o interesse público.
  • O projeto da CGU persegue sanções administrativas porque é muito difícil punir empresas corruptoras criminalmente na justiça. Significa algum avanço, mas o deputado Alberto Filho, do PMDB do Maranhão, pediu vistas. Estratégia  nem sempre no interesse da sociedade. Até quando?
  • Pecados - Até quando tolerarmos a cultura da corrupção; a falta de transparência no poder público; o fórum privilegiado a parlamentares; a lentidão da justiça;  a fiscalização acanhada e a ineficiência da Justiça. Pecados que favorecem cascatas e cachoeiras aos borbotões.


*Mara Paraguassu é jornalista




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Criadores de gado investem em tecnologia de ponta para alavancar a pecuária

O pecuarista André Luiz Gontijo investiu em tecnologia e duplicou a produtividade: 'Na mesma área, consigo dobrar o número de animais' (Bruno Peres/CB/D.A Press)
O presidente do Sindicato dos Criadores de Bovinos, Bubalinos e Equídeos do DF (SCDF), Geraldo Borges, explica que entre os procedimentos utilizados estão a inseminação artificial, a transferência de embriões e o melhoramento genético.


Leia mais:


Criadores de gado investem em tecnologia de ponta para alavancar a pecuária - Cidades DF - Correio Braziliense



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Campanha de vacinação contra a gripe começa esta semana em todo o país

Crianças que serão vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado deverão receber apenas uma este ano. Os demais grupos deverão tomar dose única. Ao todo, 65 mil postos e 240 mil profissionais de saúde em todo o país vão distribuir as doses. Serão usados 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais. No sábado (5/4), os postos de saúde funcionarão das 8h às 17h.
 (Edesio Ferreira/EM)

Leia mais:

Campanha de vacinação contra a gripe começa esta semana em todo o país - Brasil - Correio Braziliense



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Balanço da Receita aponta que 2 milhões de contribuintes ainda não entregaram declaração do IRPF 2012

O contribuinte que perder o prazo só poderá enviar a declaração a partir das 8h do dia 2 de maio quando receberá a notificação da multa pelo atraso. O contribuinte tem até as 23h59min59s (horário de Brasília) para fazer a entrega pela internet. Se optar por entregar a declaração em disquete de computador deve ir a uma agência da Caixa ou do Banco do Brasil dentro do horário de atendimento bancário. A multa mínima por atraso na entrega da declaração é R$ 165,74.


Leia mais:

Balanço da Receita aponta que 2 milhões de contribuintes ainda não entregaram declaração do IRPF 2012 | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


PAC da Mobilidade vai beneficiar duplamente o trabalhador, destaca Dilma

No programa de rádio, Café com a Presidenta, Dilma disse que o programa, anunciado na semana passada, terá como investimento R$ 32,7 bilhões, que serão gastos na construção e ampliação de metrôs, na implantação de veículos leves sobre trilhos (VLTs). Serão construídos ainda corredores exclusivos de ônibus e estações e terminais de integração.

Leia mais:

PAC da Mobilidade vai beneficiar duplamente o trabalhador, destaca Dilma | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Vice-presidente do PDT confirma Brizola Neto como novo ministro do Trabalho


Brasília - O deputado federal do PDT Brizola Neto (RJ) foi o escolhido pela presidenta Dilma Rousseff para assumir o comando do Ministério do Trabalho. A pasta está ocupada interinamente, desde dezembro, por Paulo Roberto Pinto, ex-secretário executivo do ministério. A informação foi passada pelo líder do PDT na Câmara e vice-presidente da legenda, deputado André Figueiredo (RJ).

Segundo ele, a decisão foi tomada depois de uma reunião, pela manhã, entre Dilma, o presidente do PDT, Carlos Lupi, e o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho.
Estavam na lista da legenda, além de Brizola Neto, o deputado Vieira da Cunha (RS) e o secretário-geral do partido, Manuel Dias. Esses dois eram a preferência do partido.

Fonte:Roberta Lopes/Repórter da Agência Brasil




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Descarte correto de lixo eletrônico ainda é problema para o Brasil

Os números são questionados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A gerente de Resíduos Perigosos do ministério, Zilda Veloso, considera os dados inconsistentes, porque a Organização das Nações Unidas (ONU) utilizou uma metodologia europeia baseada na comercialização. “Se a gente não tem dados do mercado de comercialização, como é que eles chegaram àqueles números? Não tem sentido”. O MMA manifestou formalmente seu posicionamento contrário ao relatório da ONU, por meio do Itamaraty, disse.

Leia mais:

Descarte correto de lixo eletrônico ainda é problema para o Brasil | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


CPMI do Cachoeira tem 167 requerimentos para apreciar

Entre os requerimentos apresentados até agora estão pedidos para que deponham os governadores de Goiás, Marconi Perillo, e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. O presidente licenciado da construtora Delta, Fernando Cavendish, e o ex-diretor da companhia, Cláudio Abreu, também estão entre os nomes sugeridos para prestar depoimentos.

Leia mais:

CPMI do Cachoeira tem 167 requerimentos para apreciar | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


quinta-feira, 26 de abril de 2012

AJUDA EMERGENCIAL


Rondônia recebe apoio para melhorar emergências
Equipe do Ministério da Saúde foi ao Estado para auxiliar gestores locais a reorganizar a rede de Urgência e Emergência em Porto Velho, assim como em municípios vizinhos
Representantes do Ministério da Saúde foram a Porto Velho (RO), a pedido do governador do Estado, Confúcio Aires Moura, para ajudar a Secretaria de Saúde do Estado a reorganizar a rede de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) em Rondônia. A equipe formada por técnicos de diversos setores do ministério está na capital desde domingo (22) para conhecer a realidade e encontrar soluções em junto com os gestores locais.
Um dos principais problemas do atendimento em Porto Velho é o Hospital João Paulo Segundo, que possui um número de leitos (160) insuficiente para atender a procura. De acordo com o governador, algumas medidas já foram tomadas para sanar o problema. “Conseguimos mais 150 leitos de retaguarda por meio de convênios com hospitais privados. O Hospital de Base já está com 120 leitos prontos e devem ser inaugurados no início de maio”, destaca Confúcio Aires.
A equipe do ministério também realizou visitas nas unidades de saúde de Porto Velho e constatou que quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) devem ser entregues ainda no primeiro semestre. O Ministério da Saúde, que já repassou toda a verba necessária para a ativação das UPAs, espera pela inauguração, que deve ocorrer ainda no primeiro semestre. “O Estado deve inaugurar duas UPAs tipo III, de gestão do estado,  nos próximos 60 dias. E até o fim de maio, mais duas UPAs tipo II, de gestão municipal, já devem estar em atividade”, explicou Adriano Massuda, secretário executivo adjunto do MS.
De acordo com Adriano Massuda, a parceria entre o ministério com o governo do Estado e municípios reflete o compromisso do ministro Alexandre Padilha e da presidenta Dilma Rousseff de enfrentar os desafios estruturais enfrentados pelo Estado. “Nós queremos agir com mais força, oferecendo nosso apoio para reorganizar as redes de atenção. Esperamos voltar aqui e ver resultados positivos”, explica Massuda.
Há a proposta de incluir o Hospital João Paulo Segundo, unidade mais carente da capital, na ação estratégica S.O.S Emergências. Pela estratégia, o hospital receberá R$ 3,6 milhões/ano para investimentos e custeio.
INTERIOR – O plano emergencial também prevê solucionar problemas em municípios vizinhos. O Ministério da Saúde já repassou, por meio do Fundo Nacional de Saúde (FNS), a primeira parcela para a construção de quatro UPAs tipo II em Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná e Rolin de Moura. Também está prevista a readequação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em 13 municípios. O FNS também transferiu recursos para a reforma de UBS em outros dez municípios.
Em Ariquemes, está prevista a construção de uma Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no primeiro semestre deste ano. Já foi publicada a Portaria nº 718, que destina recursos financeiros para construção, aquisição de mobiliário e equipamentos de tecnologia da informática e rede ao SAMU da cidade.
O secretário Municipal de Saúde, Williams Pimentel, acompanhou toda a visita e destacou a importância da parceria com o ministério. “Essa ação vai potencializar as ações elaboradas pelo governo local, desafogando os problemas da saúde. Contamos com a ajuda do Ministério da Saúde para resolver essa situação e oferecer uma saúde mais digna para os rondonienses”, destacou o secretário.
O Ministério da Saúde vai aguardar o diagnóstico final da visita para traçar a estratégia de apoio ao governo de Rondônia. Outras medidas a médio e longo prazo também devem ser desenvolvidas para a melhoria do SUS na capital.
Por Rodrigo Abreu, da Agência Saúde, ASCOM/MS
(61) 3315-3580/9163-2966






Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Ruralistas promovem novas mudanças no Código Florestal e matéria vai à sanção presidencial

A Câmara aprovou ainda o destaque do PT que retira do texto do Senado a regularização de empreendimentos de carcinicultura e de salinas com ocupação irregular ocorrida até 22 de julho de 2008. Também foi aprovado o destaque que não considera apicuns e salgados como áreas de preservação permanente (APPs).

Saiba mais:

Ruralistas promovem novas mudanças no Código Florestal e matéria vai à sanção presidencial | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


terça-feira, 24 de abril de 2012

Coluna da Mara


CPMI do Cachoeira: empate

técnico ou doa a quem doer?


Por: Mara Paraguassu.
Brasília começa a ficar animada. Depois de criada na quinta-feira 19  com o inédito placar de 409 assinaturas – 337 deputados e 72 senadores – , a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que vai investigar as relações criminosas do contraventor Carlos Cachoeira com o mundo político e empresarial passa a funcionar tão logo os partidos indiquem os membros para  compô-la. O prazo para isso será até às  19h30 de terça-feira, 24.
A presidência deve ficar mesmo com o senador Vital do Rego (PMDB) e a relatoria caberá ao PT da Câmara. Especula-se o nome do ex-líder do Governo deputado Cândido Vacarezza, mas ele não tem muito a confiança de seus pares e muito menos da presidente Dilma Rousseff.  Ela o tirou do cargo de líder por sua criticada atuação na votação do Código Florestal.
Coisa nunca antes vista no Brasil, a CPMI do Cachoeira colocou do mesmo lado governo e oposição. Ambos compreenderam que a população está cheia  até o pote com a corrupção ou partem para um jogo conhecido e jogado e provocam um empate técnico?  Tipo não mexam com os meus que deixo de investigar os seus?
Dizem por aqui, todos os líderes partidários, que chegou a hora do Brasil ser passado a limpo, doa a quem doer.  Veremos então um salve-se-quem puder? Afinal, do conteúdo promíscuo até agora revelado pelas gravações da Polícia Federal existem conversas ou menções a  políticos de vários partidos vinculados a Cachoeira.
E todos sabem como uma CPI começa mas ninguém sabe como termina. Por isso, não há dúvida de que, muito embora a presidente Dilma Rousseff tenha dito ontem que a investigação é problema do Legislativo, é necessária a presença de experientes parlamentares da base para controlar nervos, terceiras e últimas intenções e situações que ponham em risco o exercício do Governo.
A empreiteira Delta, com número significativo de contratos do PAC, indica ser uma grande dor de cabeça, não apenas para o governo federal mas também para ao menos três governadores.
O apoio quase total do Congresso Nacional ao requerimento de criação da CPMI não passará de oportunismo eleitoral (mais um) caso prevaleça durante os trabalhos da comissão a disputa partidária. Que se manifesta com a derrubada de requerimentos, de pedido de informações, de convocação de envolvidos e outras estratégias mais. Esse comportamento seria o pior dos mundos.
Um naco no pedaço do céu
O Senado é o céu, dizia o antropólogo, educador e ex-senador Darcy Ribeiro. Plano de saúde vitalício – um dos mais cobiçados de Brasília -, amplos gabinetes e muitas regalias. Mas um naco do céu está perto (felizmente) do fim: o 14º e o 15º salários pagos a senadores. Na quarta-feira 18 a Mesa Diretora aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 71/2011, de autoria da hoje ministra Gleisi Hoffmann, extinguindo o mimo, mantido apenas no primeiro ano da posse do senador.  A medida, segundo o site Congresso em Foco, vai gerar economia anual de R$ 4,5 milhões.  O plenário deve votar a decisão da Mesa no dia 25, quarta-feira.
Por que será?
Não assinaram o requerimento da CPMI do Cachoeira os deputados Natan Donadon (PMDB),  Nilton Caixaba (PTB) e Carlos Magno (PP).É o que diz a FolhaOnline.





Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Incra recebe licença ambiental do PAF Jequitibá



Porto Velho (RO) - O Incra obteve a licença ambiental do Projeto de Assentamento Florestal (PAF) Jequitibá, em Candeias do Jamari, na modalidade Licença de Instalação e Operação (LIO), na sexta-feira (20). A partir de agora os agricultores do local, um total de 597 famílias, poderão desenvolver suas atividades produtivas comunitárias. O superintendente do Incra/RO, Flávio Luis Carvalho Ribeiro recebeu o documento da secretária da Sedam, Nanci Maria Rodrigues da Silva.
O licenciamento ambiental dos assentamentos da Reforma Agrária é exigido desde 2001 com a edição da Resolução Conama nº 289. Ele aponta os princípios que permitem o equilíbrio sócio-econômico e ambiental e a conservação do meio ambiente, especialmente a preservação das matas ciliares e prevenção do assoreamento e erosão. “Aí reside sua importância para os assentamentos e também no fato de possibilitar o desenvolvimento de atividades produtivas, já que diversas etapas do empreendimento agrícola, como o financiamento da produção ou agroindústria, exigem o licenciamento ambiental”, explicou o superintendente.
O PAF Jequitibá é o primeiro projeto de assentamento de Rondônia baseado em manejo florestal. Possui uma área de 140 mil hectares, distante 37 km de Candeias do Jamari. Como a área está na sub-zona 2.1, da lei do zoneamento Sócio-Econômico-Ecológico de Rondônia, é permitido somente seu uso especial sob regime de manejo florestal sustentável e comunitário.
Novas licenças - A Sedam informou que em breve vai expedir as licenças ambientais dos assentamentos Rio Azul, Rio Azul II e III, no município de Costa Marques, distante 12 km do distrito de São Domingos.
Na ocasião, ficou acordado ainda entre o Incra e a secretaria um trabalho para agilizar a autorização de planos de manejo nos assentamentos. “Vamos envidar todos os esforços para que os agricultores possam implementar seu plano de manejo na propriedade. Além de evitar o desmatamento vai incrementar a renda da família”, esclareceu o superintendente.




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Governo do Maranhão classifica morte de jornalista de "ação bárbara e cruel"

'O governo do estado lamenta o ocorrido e repudia a ação bárbara e cruel, tendo tomado todas as providências para a prisão dos assassinos. Peritos do Instituto-Médico Legal (IML) estão no local. Homens da Superintendência de Investigações Criminais e da Delegacia de Homicídios já iniciaram as averiguações para prender os criminosos, diz a nota.


Saiba mais

Governo do Maranhão classifica morte de jornalista de "ação bárbara e cruel" | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Polícia do Maranhão prepara retrato falado de assassino de jornalista

A polícia também vai analisar os contatos telefônicos mantidos pelo jornalista com o objetivo de saber se ele já vinha sofrendo ameaças. "Ele era um jornalista importante, que batia de frente com o sistema e com certeza, por isso, tinha muitos inimigos", disse o delegado.


Saiba mais:

Polícia do Maranhão prepara retrato falado de assassino de jornalista | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Código Florestal pelo aveso



Apesar de todas as negativas, o deputado Paulo Piau (PMDB-MG) moldou o novo relatório do Código Florestal aos interesses dos ruralistas. A proposta deverá ser votada esta semana e o parlamentar, consciente dos danos que a sua versão causa ao patrimônio ambiental, já antecipou que será uma grande batalha no plenário da Câmara.
O deputado resgatou a emenda 164, que chancela as ocupações em áreas de preservação ambiental. Suprimiu as definições de faixas das Áreas de Preservação Permanente (APPs) ao longo dos rios, como fixadas na versão aprovada pelo Senado Federal e como recomendava a comunidade científica.
Os desmatadores ficam, portanto, desobrigados de recuperar a mata ciliar dos cursos d’água. Igualmente, não precisarão recompor as encostas e topos de morros, menos ainda os manguezais. Na prática, a versão do relator Paulo Piau para o Código Florestal garante anistia ampla, geral e irrestrita aos que acumulam passivo ambiental.
Para justificar a eliminação da obrigatoriedade de recomposição das APPs, o deputado mineiro argumenta que essa exigência deverá constar dos programas estaduais de regularização ambiental. Mas o projeto não confere com a alegação. Conforme o texto do parlamentar, nas APPs “é autorizada, exclusivamente, a continuidade das atividades agrossilvipastoris em áreas rurais consolidadas até 22 de julho de 2008”.
Assim, a proposta do relator torna sem efeito qualquer programa elaborado pelo estado voltado à desocupação e recuperação das áreas que devem ser permanentemente preservadas.
Diferentemente do Senado, para o relator não é razoável exigir dos proprietários rurais “a preservação das suas florestas e demais formas de vegetação nativa, da biodiversidade, do solo e dos recursos hídricos”, a fim de assegurar a integridade do sistema climático e o bem-estar das atuais e futuras gerações.
Em outras palavras, no entendimento de Paulo Piau não tem sentido o Código Florestal tratar da preservação da biodiversidade e dos recursos hídricos.
Na semana passada, foram divulgados os dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) e a situação é alarmante. Em março último, a área desmatada na Amazônia chegou a 53km, 15% a mais do que em igual período de 2011, em apenas 26% de território amazônico monitorado.
A maioria (60%) do desmatamento no terceiro mês deste ano ocorreu em Mato Grosso. Em seguida aparece o Pará com 25% e Rondônia com 9%. O restante (6%) ocorreu no Amazonas, Roraima e Acre.
Esse resultado do SAD será nada se comparado as possibilidades de desmatar contempladas no texto do deputado Paulo Piau. Ao contrário de países como a China, que duplicou a cobertura vegetal nos últimos 50 anos e a Europa, que recupera 800 mil hectares por ano, o Brasil será disparado o campeão da degradação ambiental.
Resta saber como os brasileiros vão encarar os participantes da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente (Rio+20), que ocorrerá daqui a dois meses no Rio de Janeiro.

Fonte: Correio Braziliense


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Jornalista Décio Sá é assassinado a tiros dentro de bar no Maranhão

Segundo a polícia, eDécio aguardava a chegada de um amigo no bar, quando um homem entrou, foi ao banheiro do estabelecimento e depois saiu, efetuando uma série de disparos na cabeça e nas costas de Décio, que morreu na hora.

Jornalista Décio Sá é assassinado a tiros dentro de bar no Maranhão - Brasil - Correio Braziliense



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


segunda-feira, 23 de abril de 2012

Sebrae abre processo seletivo para analista técnico



Inscrições podem ser feitas na internet
e vão de 24 de abril a 9 de maio

Brasília - O Sebrae Nacional vai selecionar profissionais de nível superior para o cargo de Analista Técnico. Serão oferecidas três vagas para profissionais de várias áreas de conhecimento. As inscrições custam R$ 100 e podem ser realizadas no endereço http://www.fapetec.org/sebrae/br/sebrae_nacional/, no período de 24 de abril a 9 de maio.

Podem se candidatar profissionais das áreas de Tecnologia da Informação, Relações Públicas, Administração de Empresas, Economia, Ciências Políticas, Ciências Sociais e Relações Internacionais com pós-graduação completa. Os salários são de R$ 7.088,39.

É exigida experiência comprovada de, no mínimo, seis meses de trabalho como profissional de nível superior atuando com definição e especificação de fluxos de negócios, elaboração de documentos de especificação de software, revisão de testes de software e gestão de projetos de software. Em alguns casos, também é exigida atuação em gestão de projetos de cooperação internacional, negociações internacionais, articulação institucional e conhecimentos avançados em espanhol ou inglês.

Realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec), o processo seletivo será composto por três etapas, sendo a primeira análise curricular, de caráter eliminatório. A segunda fase, eliminatória e classificatória, avaliará conhecimentos específicos dos candidatos por meio de aplicação de provas objetiva e discursiva. Por último, os dez primeiros candidatos classificados farão a prova técnica-situacional para avaliar competências específicas do cargo.

Os selecionados vão trabalhar na sede do Sebrae Nacional, em Brasília (DF). A jornada de trabalho é de 40 horas semanais. Entre os benefícios oferecidos estão assistência médica e odontológica, plano de previdência privada, vale-transporte, auxílio alimentação, auxílio refeição, seguro de vida e educação para filhos.

Todas as etapas do processo seletivo poderão ser acompanhadas pelos candidatos no próprio site das inscrições.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Fonte: Tatiana Alarcon/Agencia Sebrae





Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Empresária do DF investe em oficina mecânica para mulheres


Azar do mecânico que um dia enganou Agda Oliver, 31 anos. Ressentida com o alto valor pago por uma revisão do veículo e por peças que nem sequer existiam no automóvel novo, resolveu aprender tudo sobre o assunto para nunca mais ser passada pra trás. Com tanta pesquisa para entender os desenhos que enfeitam os painéis dos carros, acabou se apaixonando e resolveu abrir o próprio negócio no ramo ainda considerado inusitado para mulheres.

Antes da oficina Meu Mecânico, Agda nunca pensou em trabalhar no setor. “Era bancária e meu dia a dia era completamente distante de graxas e carburadores”. Quando foi trapaceada por um mecânico e pesquisou na internet, percebeu que os questionamentos era comuns entre outras condutoras. “Sempre tive vontade de empreender, ser dona do meu próprio negócio. Ao conhecer a história de outras mulheres que foram enganadas por mecânicos, percebi que montar uma empresa voltada para mulheres seria uma ótima oportunidade”, conta.

 Daniella Bizerra
Agda aprendeu tudo sobre automóveis e hoje faz sucesso entre as motoristas da cidade

Novata nos negócios, encontrou no Sebrae no Distrito Federal  a orientação para fazer a empresa dar certo. “Participei de um curso sobre inovação do Sebrae  e foi lá que desenvolvi a ideia do projeto Terça Para Mulheres (TPM)”. Neste dia da semana, enquanto o carro é revisado, as clientes seguem para um salão de beleza próximo ao estabelecimento e têm direito a desconto em uma rede de academias de ginástica da cidade, além de tratamento de pele em domicílio. A iniciativa foi elogiada por consultores da instituição, e Agda foi convidada a expor a ideia na Feira do Empreendedor de 2011.

Para atrair seu público, as paredes da oficina, que fica em Ceilândia (DF), são cor de rosa. “Também forneço dicas por email sobre manutenção, revisão e como trocar pneu, por exemplo. Além disso, fazemos promoções só para a clientela fidelizada”, conta. Aquelas que se interessarem pelo universo de automóveis podem participar de uma explicação exclusiva sobre como funciona cada equipamento.

A empreendedora continua contando com a ajuda do Sebrae no DF. “Recebo consultoria financeira e a visita dos Agentes Locais de Inovação (ALI). Se não fosse pela instituição, não sei se ainda estaria com as portas abertas. Sei que toda empresa passa por dificuldades nos primeiros anos, mas ao participar dos cursos eu aprendi que o planejamento é essencial para que a empresa sobreviva e, principalmente, lucre”, conta. Agda investe na capacitação dos quatro funcionários para que cresçam junto com a empresa. “Já participaram de cursos de atendimento ao cliente e vendas”, afirma.

Otimista com a oficina, já planeja novos meios para crescer e sabe bem o caminho que pretende trilhar. “Em cinco anos, quero montar franquias em Brasília e quem sabe até em outras cidades. Até lá, quero estar preparada e padronizar tanto o atendimento quanto à estrutura da oficina”, revela. Agda também pretende montar um salão de beleza anexo ao estabelecimento. “Quero que minhas clientes saiam felizes e poderosas de uma oficina mecânica e não revoltadas com o atendimento, como aconteceu comigo alguns anos atrás”, finaliza.


Fonte: Agência Sebrae



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Diário Oficial publica nomeação de nova presidenta da Funai


Brasília - O Diário Oficial da União publica hoje (23) a nomeação de Marta Maria do Amaral Azevedo como nova presidenta da Fundação Nacional do Índio (Funai). Ela assume o lugar de Márcio Meira, que foi exonerado a pedido.

Em outro ato, Meira foi nomeado assessor especial do ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Marta Maria é antropóloga. É a primeira mulher a ocupar a presidência da Funai.
Edição: Graça Adjuto
23/04/2012 - 9h25
Christina Machado


Repórter da Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


INSS manda carta de aviso a mais de 2 mil trabalhadores em condições de se aposentar

O lote de cartas remetidas pelo INSS traz instruções gerais sobre a concessão e foi enviado a 1.316 mulheres que vão completar 60 anos de idade e a 806 para homens que vão completar 65 anos. O segurado que estiver na idade para aposentadoria e não receber a correspondência também deverá ligar para o telefone 135 e atualizar o cadastro pessoal.


Saiba mais:

INSS manda carta de aviso a mais de 2 mil trabalhadores em condições de se aposentar | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Divisão do ICMS do comércio eletrônico vai privilegiar N, NE e CO

A regra valerá quando as transações comerciais envolverem estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste em operações com os demais estados. Como a maioria das lojas virtuais está sediada no Sul e no Sudeste, Calheiros argumenta que, se for mantida a atual regra de arrecadação do ICMS, os estados dessas regiões mais ricas reteriam todo o imposto oriundo das transações comerciais. "A fórmula constitucional atual permite tal anomalia, ao determinar a incidência da alíquota interna, geralmente elevada, em operações envolvendo mercadorias destinadas a compradores não contribuintes do imposto e localizados em outro estado".

Saiba mais:

Divisão do ICMS do comércio eletrônico vai privilegiar N, NE e CO | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Imagens do aniversário de 52 anos de Brasília





















Brasília – Em um dia típico de outono de sol forte, céu azul e quase nenhuma nuvem, muitos brasilienses saíram de casa para comemorar o aniversário de 52 anos da capital do país. Uma ampla programação cultural, com destaque para a 1ª Bienal do Livro, além de shows, teatro, exposições e até um campeonato de balonismo,volei atraindo um um público grande para a Esplanada dos Ministérios, no coração da cidade inventada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.



Fonte: Agencia Brasil/Fotos: Antonio Cruz/ABr




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: