terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Do Alto da Torre

Por: Eduardo Brito



Novo confronto: PT contra PAA

Um número crescente de dignitários petistas, entre eles vários deputados distritais, tem organizado reuniões com objetivo bastante preciso. Querem combater o que chamam de PAA, o Partido dos Amigos do Agnelo. Previsivelmente, culpam os militantes desse partido pelo que consideram falhas no governo. Para os petistas, estão no PAA antigos aliados do governador, que com ele trabalharam em outras oportunidades, mas também conhecidos mais recentes, em especial distritais. Entre os alvos favoritos estão alguns dos auxiliares mais próximos de Agnelo, instalados a seu lado no Buriti.

Sem ônus pelo desgaste

Os encontros dos petistas começaram à época em que o delegado Onofre de Moraes caiu da direção da Polícia Civil. Eles argumentam que o governador não fez mudanças sugeridas pelo partido e, por isso mesmo, o PT não tem como assumir o ônus do desgaste. A reunião mais recente, com uns 20 participantes, ocorreu na sexta-feira, na sede da CUT. A próxima meta é reunir representantes de todas as principais correntes partidárias e um número maior de membros da Executiva.

Al mare

A esse propósito, em longa conversa com antigo auxiliar, o governador Agnelo Queiroz recebeu uma sugestão destinada a garantir mais efetividade à administração brasiliense. O interlocutor disse compreender que Agnelo tenha a seu redor auxiliares que lá estão por amizade ou por serviços prestados no passado. Propôs que mostrasse sua gratidão de outra forma. O governador presentearia a todos com passagens em cruzeiros de navios de luxo. Dessa forma os despacharia, digamos, por um ano. Se ao retornar ainda quisessem fazer parte do governo sua posição seria reexaminada.

Mesa será ouvida

Não sairá tão de imediato uma resposta aos dois requerimentos encaminhados à Mesa da Câmara Legislativa contra a distrital Celina Leão (foto). Os signatários, distritais Arlete Sampaio e Chico Leite, querem que se interpele Celina para que ela explique o que significa cota do governador e que nomine os deputados que a receberiam. O presidente Patrício recebeu os requerimentos, mas os encaminhou à Procuradoria da Câmara. De qualquer forma, como se dirigem à Mesa, só deve assumir uma posição após um encontro de seus cinco integrantes.

Clima de confronto

Mesmo assim, tudo indica que haverá confronto na sessão de hoje. Mesmo sem uma postura da Mesa, nada impede que os distritais pressionem Celina Leão no plenário. Ao menos três deles prometem jogar pesado.

Com apoio dos ex-companheiros

Magoado com o que considera ofensiva do Buriti para marcá-lo com o selo da ficha suja, após condenação pelo Tribunal de Justiça, o senador Cristovam Buarque telefonou a antigos aliados petistas. Entre eles sua companheira de chapa Arlete Sampaio, hoje deputada distrital, e o secretário Wilmar Lacerda. Disse-lhes que agora quer, mais do que nunca, ser candidato ao Buriti. Com apoio deles.
Nação e estado

O senador assegurou, porém, que pretende ter o apoio do que chama de “nação petista”. Cristovam acha que até 2014 haverá uma distinção ainda mais nítida entre a “nação petista” e o “estado petista”.

Quem embaralha

Os contatos feitos pelo senador começaram a dar certo. A deputada Arlete Sampaio usou o Twitter para expressar todo o seu companheirismo a Cristovam Buarque. “É incrível como embaralham as coisas”, disse Arlete. Fica o registro de que, para Cristovam, quem está por trás do embaralhamento é o Buriti.

Falando com a parede

O apagão que atingiu Paranoá, São Sebastião e Lago Sul durante toda a noite de sexta-feira, sendo corrigido só no final da manhã de sábado, permitiu que os usuários conhecessem a mais recente inovação tecnológica da CEB. Todo o atendimento telefônico estava automatizado. Quando a vítima, ops, o usuário conseguia ser atendido, uma gravação pedia que digitasse o código da conta de luz – se ele não estivesse com um exemplar dela à mão, podia esquecer o assunto – e depois mais algumas informações. Tudo isso feito, nova gravação pedia então que se dissesse qual o problema, para uma nova gravação. Para encerrar, uma última gravação informava um número, que seria o código de atendimento. Aí todas as gravações emudeciam e o telefone idem. É a tecnologia a serviço do apagão.

Diálogo contra radicalização

O senador Rodrigo Rollemberg (foto) recebeu ontem lideranças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros em seu gabinete. Fez um apelo para que evitem radicalização em seu movimento reivindicatório. Para Rollemberg, o essencial é a manutenção do diálogo, como forma de manter distensão no ambiente político. Fez questão de telefonar ao governador Agnelo Queiroz e formular igual apelo. Pode então dizer aos policiais militares que o governador fora receptivo.

Mais união

Pela primeira vez Rollemberg registrou uma unificação nas diversas correntes políticas existentes entre os policiais militares. Segundo o senador, entre os presentes à reunião estavam representantes de várias associações da categoria.

Frieza no Buriti

O governador Agnelo Queiroz conversou cordialmente com o senador e manifestou a intenção de ter sempre aberto um canal de comunicação. Mas que a reunião de Rollemberg com os policiais militares não foi muito bem vista no Buriti, lá isso não foi.


Fonte: http://www.clicabrasilia.com.br/site/coluna.php?idcolunista=3





Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Nenhum comentário: