Lideranças visitaram laboratório da APCBRH em Curitiba, PR e reuniram-se com representante do ministro da Agricultura, que chega a Rondônia para reunião nesta quarta-feira na Embrapa
Porto Velho (Unicom/Sistema Indústria ) - Passos importantes estão sendo dados para que a indústria de alimentos de Rondônia avance, graças à união de instituições que são peças-chaves para o desenvolvimento do setor, atentas às melhores práticas no país e no mundo.
Exemplo disso foi a visita realizada no final de julho pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Euzébio André Guareschi; o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Vivaldo Matos; o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado de Rondônia (Sindileite/RO), Pedro Bertelli; o presidente do Fundo de Apoio à Defesa Sanitária Animal do Estado de Rondônia (Fefa), José Vidal Hilgert e o técnico do Senai, Rangel Luzin, ao laboratório da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), em Curitiba, Paraná.
A visita é parte do trabalho de implantação do laboratório de alimentos a ser construído em Rolim de Moura numa parceria entre a Prefeitura do município, o Senai e o Ministério da Integração Nacional. O projeto foi apresentado a empresários do setor de frigoríficos e alimentos da região em maio.
Para o presidente da Fiero, Euzébio Guareschi, com a visita ao laboratório da APCBRH “percebemos que a melhoria da produção de leite e derivados passa pela articulação entre instituições públicas e privadas, universidades, empresários”, observa. “É um projeto que envolve as competências de cada instituição para somar pelo desenvolvimento do Estado. É um desenho que tem que ser articulado”, ressalta Guareschi.
“O trabalho do laboratório da APCBRH promove melhorias no leite e conseqüentes impactos nos produtos derivados. Envolve toda a cadeia produtiva”, comenta o diretor regional do Senai, Vivaldo Matos. O laboratório visitado adota tecnologia canadense e é especializado em análises de contagem de células somáticas e de antibióticos.
Ministério da Agricultura
Na mesma viagem os líderes foram recebidos pelo assessor do ministro da agricultura - Reinolds Stephanes - Nilton Ribas. Ele vem a Porto Velho para uma reunião da Câmara Setorial do Leite na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na quarta-feira, 06/08, às 9h.
Na pauta está a eleição e posse da nova composição da Câmara e depois a assembléia ordinária, com apresentação da situação da pecuária leiteira do Estado e palestra do Ministério da Agricultura. A intenção é sinalizar liberação de recursos para equipamentos de análise da qualidade do leite.
“Fomos em busca de informações e recebemos mais que esperávamos. O assessor do ministro e a APCBRH se colocaram à disposição para o que precisarmos, desde pessoal a trocas de experiências”, comemorou o presidente do Sindileite-RO, Pedro Bertelli.
Os produtores do Amazonas, Mato Grosso e Acre também serão beneficiados pelos equipamentos que serão adquiridos com a verba que deve ser liberada pelo Ministério da Agricultura. “Há dois anos e meio há mobilização de vários setores para dotar o Estado com a infra-estrutura necessária. Todo fornecedor deveria fazer duas amostras por mês conforme a as exigências sanitárias implementadas pela Instrução Normativa 51 e hoje estão sem condições de atender”, fala a gerente do Programa Estadual de Qualidade do Leite (Pró-Leite), da Emater, Gilvânia Carvalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário