segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Em 16 capitais, prefeitos têm maior tempo no horário eleitoral gratuito

Candidato com maior espaço no horário eleitoral é de Campo Grande.


Brasília (André Luís Nery/G1) - Levantamento do G1 mostra que 16 dos 20 prefeitos que concorrem à reeleição nas capitais têm maior tempo no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, que começa amanhã (19) para candidatos a vereador e na quarta (20) para candidatos a prefeito.
De acordo com resolução do Tribunal Superior Eleitora (TSE), o horário eleitoral tem dois períodos de 30 minutos por dia, no rádio e na TV.
Desses 30 minutos, dez são divididos de forma igualitária entre todos os candidatos a prefeito. Os demais 20 minutos são distribuídos de forma proporcional à representação dos partidos de cada coligação na Câmara dos Deputados. Por isso, quanto mais partidos tiver, mais tempo terá uma coligação.
O horário eleitoral vai até 2 de outubro. No rádio, vai ao ar das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30. Na televisão, será das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h. A propaganda dos candidatos a prefeito será às segundas, quartas e sextas. A de candidatos a vereador, às terças, quintas e sábados. Observando que o horário é o oficial de Brasília.
Outros 30 minutos por dia, inclusive aos domingos, serão destinados à veiculação de inserções de até 60 segundos de candidatos a prefeito.

Candidatos com mais tempo

Em Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Manaus, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Rio Branco, Salvador, São Paulo e Teresina, os candidatos à reeleição dispõem de mais espaço no horário eleitoral.
Nelson Trad Filho (PMDB), que concorre à reeleição em Campo Grande, em uma coligação formada por 19 partidos, será o candidato com maior tempo no horário eleitoral entre as 26 capitais estaduais. O peemedebista tem 18 minutos e um segundo.
O segundo maior tempo no horário eleitoral pertence a outro candidato à reeleição. Ricardo Coutinho (PSB), que concorre em João Pessoa em uma coligação formada por 16 legendas, conta com 14 minutos e 20 segundos no horário eleitoral.
As únicas capitais em que o candidato à reeleição não possui tempo maior que os dos concorrentes são Belém, Maceió, Vitória e Cuiabá. Em Belém, o candidato à reeleição tem o terceiro maior tempo e, nas outras três capitais, o segundo maior.

Menor tempo

Antonio Carlos (PCO) e Eduardo Serra (PCB), que disputam a eleição para prefeito do Rio de Janeiro, ficaram com o menor tempo no horário eleitoral entre as capitais estaduais – os dois candidatos têm direito a 50 segundos. Já Vinícius Cordeiro (PTdoB) tem 52 segundos.

Nenhum comentário: