segunda-feira, 28 de abril de 2008

PT/Manaus terá candidato

A Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu, por unanimidade, pela apresentação de candidatura própria da legenda nas eleições para prefeito deste ano, em Manaus. Participou da votação um total de 295 delegados, eleitos pelos filiados do partido na capital, no último dia 20.
A partir dessa decisão, o partido deverá abrir inscrições para os pré-candidatos, que para se inscrever devem contar com o apoio de um percentual dado de filiados ou membros da direção. Já manifestaram interesse na candidatura o deputado federal Francisco Praciano e o deputado estadual Sinésio Campos. A escolha do candidato acontecerá por meio de prévias, que devem ocorrer até meados de maio e da qual participam todos os filiados há mais de um ano no partido. A comissão executiva do PT também deverá começar a discutir alianças para definir nomes para vice-prefeito e vereadores.

Cenário favorável

De acordo com o vereador José Ricardo Wendling, diversas razões favoreceram a decisão pela candidatura própria, entre elas o bom momento vivido pelo Governo de Luiz Inácio Lula da Silva e o resultado de pesquisas relativas às três últimas eleições municipais. "Elas mostram que um partido que tem candidato a prefeito tem voto de legenda maior, e potencial para eleger mais vereadores. E existe a vontade do PT de aumentar sua base de vereadores", explicou ele.
Outras razões de cunho simbólico também influenciaram na decisão, conforme acrescentou Wendling: "A última vez que o PT lançou candidato a prefeito foi em 1988, ou seja, 20 anos atrás. Há um sentimento de que já está na hora do partido voltar a ter um candidato próprio". (A Crítica – Manaus-AM)


Nenhum comentário: