SÃO PAULO e BRASÍLIA (O Globo Online, O Globo e CBN Minas) - Mesmo internado, o vice-presidente da República, José Alencar, assumiu nesta segunda-feira o posto de chefe da Nação após a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Guatemala e Cuba. Alencar, de 76 anos, voltou a ser internado na noite de sábado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratamento de um quadro de infecção. O vice-presidente, que segundo boletim médico divulgado no início desta tarde, apresenta um quadro estável, despachará do hospital.
"O paciente está recebendo tratamento antibiótico e seu estado geral é estável", diz o boletim assinado pelo diretor clínico do hospital Riad Younes.
O vice-presidente está sob os cuidados da equipe médica coordenada pelos médicos Paulo Hoff e Artur Katz e ainda não há previsão de alta médica. O próximo boletim médico, segundo o hospital, será liberado nesta terça-feira. De acordo com assessores, Alencar está bem e já não apresenta mais quadro de febre, provocado possivelmente por infecção devido às sessões de quimioterapia, por causa de tumores no abdômen. Ele está acompanhado por Dona Marisa e familiares. Não há previsão de horário de alta.
Esta é segunda internação de Alencar neste mês. Entre os dias 3 e 6 de janeiro, ele esteve no mesmo hospital para fazer sessões de quimioterapia por causa de um novo tumor na região do abdômen descoberto há cerca de um mês.
Antes de voltar ao hospital, Alencar não se licenciou do cargo. Se tivesse procedido dessa forma, caberia ao presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), assumir a Presidência. O chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, ligou para o vice neste domingo, e ouviu de Alencar que ele está pronto para assumir interinamente a Presidência.
Lula só deve retornar ao Brasil na terça-feira à noite e retomará as suas funções na quarta-feira, quando pode anunciar o senador Edison Lobão (PMDB-MA) como o novo ministros de Minas e Energia. Na Guatemala, o presidente acompanhará a posse do novo presidente, Álvaro Colom Caballero.
Em Cuba, Lula deve assinar alguns acordos comerciais, conforme afirmou nesta segunda-feira no programa "Café com o presidente". Ele também tem a expectativa de visitar o presidente Fidel Castro, que está afastado do poder para tratar de problemas de saúde. Ainda no programa desta manhã, o presidente afastou as possibilidades de apagão energético no Brasil .
Tratamento de Alencar
Boletim médico divulgado na tarde de domingo pelo Hospital Sírio-Libanês diz que Alencar foi internado para tratamento médico de quadro infeccioso. De acordo com a nota, o estado de saúde de Alencar é estável e a febre já baixou. Ele está sob os cuidados da equipe médica coordenada por Paulo Hoff. Não há ainda previsão de alta médica. Os médicos também investigam se a febre não é conseqüência das sessões de quimioterapia que Alencar está realizando para combater tumores no abdômen.
A informação foi confirmada em Belo Horizonte por seus assessores pessoais. Os médicos vão investigar a possibilidade de alguma infecção e fazer exames para medir as taxas de hemoglobina do vice-presidente.
No dia 6, quando deixou o mesmo hospital, José Alencar mostrou preocupação com seu próprio estado de saúde . Após entrevista coletiva, pediu aos jornalistas para que rezem por ele.
“Rezem para mim. O negócio está feio. Estou saindo satisfeito porque sou assim mesmo, mas que a coisa é preta, é” disse Alencar, que fará nova sessão de quimioterapia em São Paulo daqui a três semanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário