quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Senadora pede a ministro da Justiça segurança nas eleições em RO

Brasília (Mara Paraguassu/Assessoria) - Depois das denúncias de ameaças feitas a candidatos do PT em Rondônia, a senadora Fátima Cleide(PT-RO) encaminhou ofício ontem(30) ao ministro Tarso Genro (Justiça) e também à direção da Polícia Federal solicitando providências para garantir “a integridade física e o acesso dos candidatos e eleitores durante o processo eleitoral” em cinco municípios. 
Segundo a senadora, em Cujubim, Vale do Anari, Teixeiropólis, Cacoal e Ouro Preto, municípios em que o PT tem candidatura própria a prefeito, várias ocorrências de ameaças, agressões e assassinatos foram registradas nos últimos dias, quando intensifica-se a campanha eleitoral. As eleições ocorrem daqui a três dias. 
Fátima cita especificamente, no documento, a ameaça sofrida pelo padre Franco, candidato do município de Cacoal. Ele recebeu cartas anônimas com ameaças de morte e ultimato para abandonar a candidatura antes das eleições. 
Ela informa ao ministro Tarso Genro que encaminhou ao presidente do Tribunal Regional eleitoral de Rondônia documento no qual manifesta preocupação com o processo democrático e pede reforço de policiamento nos municípios citados. 
Nos municípios de Cujubim, Vale do Anari e Teixeiropolis, os prefeitos João Becker, João Alves e Toninho Zotesso, respectivamente, tentam a reeleição. Em Ouro Preto, a advogada Sonia Arrabal disputa a prefeitura com candidato apoiado pelo governador, e com o ex-prefeito Irandir.

Nenhum comentário: