quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Campus da Unir de Guajará-Mirim terá curso de Gestão Ambiental

Brasília (Assessoria de Imprensa) - O campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir) em Guajará-Mirim terá até 2.010, o curso de Gestão Ambiental. A informação foi dada pelo reitor da Unir, professor Januário Amaral em encontro com o senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp, ocorrido na última semana por ocasião da posse do diretor do campus de Guajará-Mirim, professor Dorosnil Alves Moreira.
O reitor informou também que a implantação desse curso integra a política de expansão da universidade prevista no plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), instituído recentemente pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. “A nossa universidade aderiu ao Reuni e vai contratar até 2.012 cerca de 288 professores através de concurso público,” frisou o reitor.
Pela programação, até 2.012, além de Guajará-Mirim, a Unir vai implantar 15 novos cursos nos campi da instituição localizados nos municípios de Porto Velho, Cacoal, Ariquemes, Ji-Paraná e Rolim de Moura. Para o concurso vestibular de 2.009 serão oferecidas 2.400 vagas, informou o reitor.
Para a deputada federal Marinha Raupp, a implantação de um novo curso no campus da UNIR em Guajará-Mirim vai atender a demanda dos jovens que buscam uma qualificação na área ambiental.”Eu e o senador Valdir Raupp temos trabalhado no Congresso Nacional para que a universidade federal seja contemplada com recursos federais para investimentos em ensino, pesquisa e extensão”, disse a deputada Marinha.
O senador Raupp revelou que a Unir vai precisar, cada vez mais, do apoio da bancada no Congresso Nacional, neste momento de expansão. “De nossa parte faremos todos os esforços necessários para que a instituição chegue as principais regiões do estado, o que vai possibilitar o ingresso dos jovens rondonienses aos cursos superiores”.
A Comissão de Educação do Senado Federal aprovou projeto de autoria do líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), criando a Escola Técnica Federal de Machadinho do Oeste, no estado de Rondônia. O projeto foiaprovado com o apoio de todos os senadores presentes à reunião da Comissão.
Na sua justificativa, o senador Raupp disse que o município de Machadinho do Oeste se destaca como um importante pólo regional e que os cursos oferecidos pela escola técnica vão permitir o atendimento da demanda da região e do estado por mão-de-obra especializada para o desenvolvimento da agropecuária e do manejo florestal, duas das principais riquezas da economia rondoniense.
“É urgente que se tomem medidas para garantir aos jovens dos municípios mais distantes da capital do Estado, acesso a uma formação profissional adequada para que esses possam garantir o progresso contínuo do nosso país”, disse o senador Valdir Raupp.
O líder do PMDB no Senado Federal informou que essa escola técnica vai oferecer cursos de educação profissional de nível médio e de formação inicial e continuada de trabalhadores com o objetivo de atender às necessidades de desenvolvimento da agropecuária e do manejo florestal. O senador acrescentou que a luta a partir de agora será a alocação de recursos no Orçamento da União para que o governo federal inicie, ainda, este ano a construção dessa unidade de ensino técnico-profissionalizante que é uma antiga aspiração da comunidade de Machadinho do Oeste.
“A ampliação e interiorização da rede federal de instituições de ensino profissional e tecnológico se constitui em um dos grandes objetivos do governo federal e estamos lutando para que outros municípios rondonienses sejam contemplados com essas unidades escolares”, concluiu o senador Valdir Raupp.

Nenhum comentário: