quarta-feira, 4 de junho de 2008

Praia é empossado senador pelo Amazonas

Brasília (Augusto Castro/Agência Senado) - Jefferson Praia Bezerra (foto) foi empossado em Plenário, ontem (3), senador pelo estado do Amazonas. Ele assume a vaga deixada pelo senador Jefferson Péres, falecido no último dia 23. Depois de empossado, Jefferson Praia (PDT-AM) fez seu primeiro discurso como senador, elogiando o "mestre, líder e amigo" do qual era primeiro suplente. “Um homem público insubstituível e que deixou para sempre sua marca na história do Amazonas e do Brasil”, afirmou.
Em apartes, 25 senadores deram as boas-vindas ao novo colega. O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e o ex-senador Evandro Carreira prestigiaram a posse do correligionário, bem como vários familiares e amigos do novo senador. Em seu discurso, Jefferson Praia recordou e elogiou a trajetória política e de vida de Jefferson Péres e disse que o colega é impossível de ser substituído. “A palavra do senador Jefferson Péres era ouvida porque tinha peso, e tinha peso porque seu discurso preferido era a ação!” sustentou.
O parlamentar também lembrou frase de Jefferson Péres: "Ser republicano é encarar a vida pública como responsabilidade e privilégio de servir a sociedade". E recordou que o colega defendia um "tripé para a modernização política, o amadurecimento econômico e a emancipação social do Brasil": as reformas tributária, política e administrativa. “Em pé de igualdade com essas bandeiras prioritárias de âmbito nacional, o senador cultivava fielmente seu compromisso perene com o desenvolvimento econômico e o bem-estar social, em bases sustentáveis, da sua região, do seu estado e da capital amazonense”, acrescentou.
Jefferson Praia também afirmou que, durante seu mandato de senador, pretende defender a desburocratização, a valorização das micro e pequenas empresas - como fonte de progresso, emprego e renda - e a promoção do desenvolvimento sustentável da região amazônica, entre outros temas.
Em apartes, diversos senadores e senadoras receberam o novo colega e elogiaram a memória do senador Jefferson Péres: Arthur Virgílio (PSDB-AM), João Pedro (PT-AM), José Agripino (DEM-RN), Osmar Dias (PDT-PR), Mário Couto (PSDB-PA), Marconi Perillo (PSDB-GO), Adelmir Santana (DEM-DF), Patrícia Saboya (PDT-CE), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Sérgio Guerra (PSDB-PE), Alvaro Dias (PSDB-PR), Cristovam Buarque (PDT-DF), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Romeu Tuma (PTB-SP), Romero Jucá (PMDB-RR), José Nery (PSOL-PA), Heráclito Fortes (DEM-PI), Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), Mão Santa (PMDB-PI), Marina Silva (PT-AC), Marco Maciel (DEM-PE), Antonio Carlos Júnior (DEM-BA), Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Eduardo Suplicy (PT-SP), bem como o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, que presidia a sessão.



Nenhum comentário: