terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Maior frigorífico do Norte do Brasil está sendo construído em RO

Porto Velho (Decom) - O governador Ivo Cassol visitou na tarde da última sexta-feira (8), durante sua passagem por Ji-Paraná, o Frigorífico Urupá, do Grupo Frialto, considerado o maior da região Norte e um dos maiores do país. As obras estão na fase final, com início de funcionamento previsto para o mês de março próximo.
Os números impressionam: R$ 53 milhões de reais investidos numa obra de 27.000 metros quadrados de área construída, 300 operários trabalhando atualmente e 700 quando começar a operar, podendo chegar a 1.500 quando estiver operando com capacidade total em 2009, 2.400 animais sendo abatidos diariamente e 6.000 na área de recepção. Além disso terá oito câmaras frias para estocar 150 carcaças, totalizando 1.200 em estoque, a maior sala de salga do Brasil (do tamanho de uma quadra esportiva e totalmente vedada) e área de carga com capacidade para carregar 10 carretas ao mesmo tempo. “É realmente impressionante um investimento deste porte. Isso mostra a credibilidade da administração do Governo do Estado: o empresário só aplica seu capital onde sabe que vai ter retorno e segurança, e isso Rondônia oferece, por isso estamos crescendo ano a ano”, disse Cassol durante a visita.
O empresário Tadeu Paulo Bellincanta, acompanhado do irmão, Sidney Bellincanta, responsável pelo empreendimento, recepcionou Cassol e comitiva na visita e explicou à reportagem a potencialidade do negócio. Segundo ele, o frigorífico está sendo preparado para abater, embalar e conservar carne bovina para qualquer mercado no mundo, de acordo com as exigências de cada cliente. “O mercado asiático pede um tipo de corte, assim como o árabe, o americano ou o europeu também tem suas peculiaridades. Nós estamos prontos para atender a qualquer pedido do mundo, poucos frigoríficos no Brasil tem essa capacidade”, explicou.
Segundo Bellicanta, o Ministério da Agricultura, Vigilância Sanitária e a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental já vistoriaram a obra e irão retornar antes do início do abate para certificar e autorizar o funcionamento do frigorífico, que cumpre todas as exigências ambientais e sanitárias. De acordo com ele, a obra é um modelo que servirá de padrão para o Brasil, uma vez que segue todas as exigências de higiene e normas de segurança dos mercados externos.
O frigorífico terá em sua área uma central de geração de energia, que não permitirá o desligamento das câmaras frias, um grande triturador de ossos para fabricar ração e futuramente um curtume, para beneficiamento do couro.
Ao final da visita o governador falou aos funcionários e parabenizou a diretoria do Grupo Frialto pela iniciativa, que também conta com incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado. O secretário-chefe da Casa Civil, Joarez Jardim, os deputados estaduais Euclides Maciel e Jesualdo Pires, além do prefeito de Ji-Paraná, José Bianco, acompanharam Cassol na visita às instalações do frigorífico.

Nenhum comentário: