Os senadores Ivo Cassol, Blairo Maggi (MT), Delcídio Amaral (MS), Jaime Campos (MT), Antonio Russo (MS), Valdemir Moka (MS) e a senadora Kátia Abreu (GO) estiveram reunidos na noite desta quarta-feira, 30/11, com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso. Na pauta, a questão das reservas indígenas nos estados das regiões Norte e Centro Oeste.
Os senadores procuraram o ministro devido a possibilidade de criação de novas reservas indígenas nestes estados, o que acarretaria em desapropriação de áreas altamente produtivas, a exemplo do que aconteceu recentemente no estado de Roraima com a Reserva Raposa Terra do Sol, onde milhares de agricultores tiveram que abandonar suas terras e migrarem para a cidade, criando um grande problema socioeconômico para o estado: a produção caiu 80%, agricultores ficaram desempregados e os índios não plantam nas terras que lhe foram dadas, criando um caos social na capital.
A senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação Nacional da Agricultura – CNA, explicou ao ministro que no Rio Grande do Sul já existe um projeto para criar uma reserva indígena na fronteira com o Uruguai, região sabidamente que não tem índios, além de ser área de fronteira protegida por Lei. “Identificamos que estão levando índios de outras regiões para o Rio Grande do Sul somente para conseguirem demarcar uma reserva indígena, e isso também está acontecendo no meu estado e no Mato Grosso”, relatou.
Para o senador Ivo Cassol, é preciso melhorar o critério nas demarcações e levar em conta o impacto social que causam na região e no estado. “Além disso, a Funai, a Funasa e os demais órgãos de apoio aos índios devem trabalhar mais para garantir uma qualidade de vida decente aos que já estão em áreas demarcadas, e não deixa-los abandonados à própria sorte, como está acontecendo em praticamente todas as reservas indígenas”, disse.
O ministro Cardoso concordou com a preocupação dos senadores, que levaram a preocupação dos governadores e das associações rurais de seus estados, e explicará a situação à presidente Dilma Roussef para que sejam tomadas medidas que os índios sejam beneficiados sem prejuízo dos moradores das áreas atingidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário