segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Deu no Jornal do Brasil

Bares, hotéis e até boates investem para receber prefeitos em Brasília




O pacote de bondades anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos prefeitos eleitos fez bem também aos empresários de Brasília. A rede hoteleira, geralmente às moscas nesta época do ano, teve taxa de ocupação de 100%.
Houve prefeito que só conseguiu se hospedar em hotel a 38 km do Centro da capital. Embalados pelo otimismo, muitos empresários prepararam-se para o evento suspendendo folgas de funcionários a fim de atender os cerca de 4 mil alcaides atraídos à cidade com a promessa de renegociação de dívidas e polpudas linhas de crédito. De olho no filão, até os proprietários de night clubs investiram na contratação de dançarinas para o happy hour..
Apesar do clima de frustração em dezenas de restaurantes durante o almoço de ontem, quando a maioria dos prefeitos seguiu direto para o Centro de Convenções, onde estava marcada para as 14h a abertura do encontro, com a presença do presidente Lula, os empresários do setor esperam registrar um aumento entre 10% e 15% no faturamento ao final do encontro hoje, segundo o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Distrito Federal (Sindhobar). Mesmo sem um percentual definido, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no DF também aposta na lotação dos restaurantes da cidade.
– Nos preparamos para receber essa clientela, sobretudo os restaurantes com salas reservadas, que deixam os políticos mais à vontade para comentar os temas discutidos no encontro – afirma Lisandre Werner, do conselho administrativo da Abrasel.
Com os 197 apartamentos ocupados, o Airam Brasília Hotel, localizado a 1 km do endereço do encontro, teve que alugar mais 507 quartos no hotel do parque aquático Bay Park e todo o Gama House Center, hotel localizado a quase 40 km de Brasília.
– A taxa de ocupação chegou a 100%, quando costumamos trabalhar com apenas a metade de nossa capacidade nos mês de fevereiro – revela o gerente do Airam Hotel, Roberto Rossini, que precisou alterar escalas de plantões para dar conta do atendimento aos clientes.

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