quarta-feira, 30 de julho de 2008

Notícias de Rolim de Moura

Prefeitura cadastra de produtores

Assessoria de Imprensa

Teve início semana passada, o trabalho de cadastramento de produtores rurais que, em decorrência de problemas de desmatamento em suas propriedades, desejam recuperar estas áreas e cumprir normas legais vigentes, tenham interesse em adquirir mudas de seringueiras para reposição florestal.
O trabalho está sendo feito pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente que já vem desenvolvendo campanha educativa junto às associações de produtores rurais, de conscientização quanto à necessidade de se cuidar das áreas desmatadas com a reposição florestal.
Para reverter estas situações existentes em várias propriedades rurais agentes da Prefeitura estão visitando entidades ligadas ao setor agrícola, como no caso da Associação de Produtores Rurais da Linha 184 lado Norte, visitada esta semana.
De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Eduardo Umehara a Prefeitura está se reunindo com todas as associações para divulgar o projeto. Segundo ele, cada produtor interessado em se adequar às normas ambientais no que diz respeito à recuperação da área de reposição florestal será contemplado com seis mil mudas de seringueiras.
O secretário informou que a Prefeitura além de entregar mudas, estará colocando à disposição dos produtores rurais, dois técnicos especialistas em análise de solo, que ficarão encarregados de prestar assistência técnica. "Cada produtor poderá receber até seis mil mudas o que possibilitará o plantio de uma área de 10 hectares. A idéia é atender ainda este ano entre 100 a 150 produtores.
O plantio das mudas-cavalo deve acontecer em meados de novembro. A empresa já tem estas mudas disponíveis e está providenciado mais para o ano que vem. A variedade de enxertia será trazida do Mato Grosso com as mais adequadas a nossa região", declarou o secretário.

Famílias são beneficiadas

A Secretaria de Obras está incrementando ações em áreas periféricas da cidade, e através do sistema de parceria com os moradores, está construindo fossas sépticas, contribuindo desta forma para a melhoria da qualidade de vida destas populações. Equipes da Secretaria de Ação Comunitária estão realizando o atendimento social.
Esta semana os trabalhos prosseguem beneficiando os moradores do novo conjunto habitacional Cidade Alta. Além da construção das fossas, a Prefeitura investiu ainda implantação da rede elétrica e deslocou uma equipe de agentes da Secretaria Municipal de Ação Comunitária para o atendimento e encaminhamento de pacientes ao posto de saúde local.
Os trabalhos vêm sendo acompanhados diretamente pela secretária de Ação Comunitária, Lourdes Saldanha que esta semana também fez a entrega de uma cadeira de rodas ao pai de uma criança com atrofia muscular.
Com relação à construção das fossas sépticas, Lourdes Saldanha destacou a importância deste empreendimento: "As fossas sépticas são importantes para o meio ambiente, reciclagem e tratamento de resíduos, pois evitam o lançamento dos dejetos humanos diretamente em rios, lagos ou mesmo na superfície do solo. Alem disso são benfeitorias complementares às moradias".

Emprego garantido

A secretária de Ação Comunitária, Lourdes Saldanha destacou a relevância das ações desenvolvidas pela Prefeitura ao longo de 3 anos, no sentido de priorizar projetos sociais que tivessem como objetivo primordial, não só a qualificação profissional, mas que através desta iniciativa também viabilizassem a geração de emprego, renda e meios para um reforço no orçamento familiar.
Para Lourdes Saldanha, a promoção humana sempre foi o foco das ações desencadeadas pela Prefeitura, que em todos os aspectos priorizou significativamente o social. Segundo ela, vários cursos foram ministrados, outros estão sendo realizados ou já programados para os próximos meses, inclusive beneficiando o distrito de Nova Estrela.
Só este ano afirma a secretária, 280 pessoas já foram capacitadas em cursos nas áreas de Bordado, Corte e Costura, Manicure e Pedicure, e Cabeleireiro. Para Lourdes Saldanha estes cursos ganham relevância à medida que a participante pode desenvolver até mesmo em sua residência a nova profissão, e assim sendo, através da venda de seus serviços ou produtos, contribuir para o aumento do orçamento familiar. A secretária também informou que 110 alunos concluíram o Curso de Informática.

Nenhum comentário: