sábado, 28 de junho de 2008

RO envia representantes para discutir administração pública no Japão

Porto Velho (Decom) - Na última quinta-feira, (26), o secretário-adjunto de Planejamento e Coordenação Geral, Luciano Guimarães e a gerente de Assuntos Internacionais também da Seplan, Janine Bezerra iniciaram a primeira etapa da longa viagem com destino à cidade de Tókio, no Japão. Os dois representam o governo de Rondônia no Seminário Top Manager’s, promovido pela Jica – Japan International Cooperation Agency, da Embaixada do Japão. Mais sete representantes de estados e da União integram a comitiva brasileira. A chegada a Tókio está prevista para amanhã (29).
O objetivo do Seminário que será iniciado, na próxima segunda-feira, e segue até quatro de julho, é apresentar o modelo do Japão, pelo Ministério da Administração (Internal Affairs) e conhecer o trabalho realizado pelo Brasil, visando cooperação entre o Japão e Brasil. É uma excelente oportunidade para os setores da Administração e Gestão Pública mostrar os problemas que os dois países têm nestas áreas e formalizar um intercâmbio de planejamento. Mais uma das atividades comemorativas do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

Rondônia no Japão

A participação do Estado no Top Manager’s é resultado de um trabalho estratégico desenvolvido pela Secretaria de Planejamento com apoio do governador, Ivo Cassol. No final de fevereiro deste ano, o secretário João Carlos Ribeiro recebeu o assessor do Consulado Geral do Japão - Takayoshi Fukuyo. Neste primeiro encontro, o representante do Japão destacou que neste ano comemorativo do intercâmbio com o Brasil, o país inicia um processo de revitalização econômica e por isso estuda possibilidades de cooperação internacionais em vários estados. Os investimentos japoneses estarão voltados às atividades sustentáveis.
Em maio, o secretário-adjunto, Luciano Guimarães, esteve na Embaixada japonesa participando de uma videoconferência com o Diretor Geral da Jica, no Brasil, Masahiro Kobayashi e no Japão, de Tatsumi Yoda e Hiroyuki Watanabe – do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações. O objetivo foi à apresentação dos membros da comitiva brasileira: do Amapá – Secretaria Especial do Governo - Coordenação de Política Institucional; do Rio Grande do Sul, Secretaria de Planejamento e Gestão; do Pará, Governo do Estado do Pará; do Distrito Federal, Senado Federal – Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle e do Tribunal de Contas da União; do Rio Grande do Norte – Secretaria do Desenvolvimento Econômico; de Pernambuco – Associação Municipalista e de Rondônia os representantes da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação.

Programação

Durante uma semana, a comitiva participa de reuniões com representantes da administração financeira, fiscal, da gestão tecnológica e administrativa de Tókio e das províncias de Otsu, Shiga e Konan. Estão previstos encontros também com o Ministro da Administração de Tókio, Pastral Toranomon e governadores das províncias.


Nenhum comentário: