Brasília (Fabíola Góis/Assessora de Imprensa) - O senador Expedito Júnior (PR/RO) será o relator da Subcomissão Temporária da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado que irá monitorar a crise ambiental na Amazônia. A subcomissão foi instalada junto com a que irá acompanhar as atividades do Fórum das Águas das Américas e do Fórum Mundial da Água.
Expedito Júnior anunciou que ainda esta semana será decidida uma agenda de trabalho positiva para o início dos trabalhos. Uma das medidas deverá ser o convite à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para comparecer à subcomissão e discutir questões ambientais da região.
Como relator, o senador poderá apresentar à subcomissão agendas de trabalhos, sugerir convite às autoridades e concluir relatório apresentando uma radiografia dos problemas ambientais na Amazônia, incluindo os aspectos das atividades de geração de renda para a população local e problemas da fronteira agrícola e pecuária.
O que poderá trazer como resultado da comissão é a apresentação de proposições legislativa que tenham como objetivo um projeto de desenvolvimento sustentável para a Amazônia. O senador Expedito Júnior ressaltou que Rondônia foi uma das primeiras unidades da federação a concluir o zoneamento sócio-econômico-ambiental, graças à preocupação do governador Ivo Cassol com as conseqüências do crescimento do estado.
A subcomissão será presidida pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA). O parlamentar já sinalizou para a elaboração de um Plano de Manejo Florestal capaz de trazer desenvolvimento sustentado para a região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário