Objetivo do projeto é estimular a imprensa para ampliar e qualificar a cobertura sobre o abuso e a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes
Já estão abertas as inscrições para o 4° Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística, com o tema Imprensa e sociedade aliadas no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Até 13 de junho, repórteres, editores (inclusive executivos), chefes de reportagem, estudantes e professores de cursos de jornalismo, profissionais que atuam em mídia on-line ou alternativa podem se inscrever.
Diferente da maioria das premiações jornalísticas - que reconhecem matérias prontas -, os participantes apresentam sugestões de pautas especiais. Os escolhidos em cada categoria recebem apoio financeiro e técnico para realizá-las, além de prêmio em dinheiro.
Com essa estratégia, o objetivo do concurso é estimular a imprensa brasileira a desenvolver propostas de pautas que enfatizem a discussão das políticas públicas existentes para a prevenção e atendimento aos meninos e meninas vítimas desta forma de violência.
Temática Especial
Esta 4ª edição traz duas novidades. A oficina de apresentação e discussão de conceitos técnicos para conduzir a investigação e a produção das reportagens - para as equipes que tiverem seus projetos selecionados; e a inclusão da categoria "Temática Especial", que irá premiar projetos de reportagens sobre o tema "Tráfico de Crianças para Fins de Exploração Sexual". As demais categorias são "Mídia Impressa - jornais e revistas", "Rádio", "TV" e "Mídia Alternativa" - que inclui veículos da Internet, jornais, rádios e TVs comunitárias ou universitárias.
Como participar
O candidato deve se inscrever pelo site www.andi.org.br/timlopes e apresentar a sua Proposta de Pauta detalhada sobre o tema com justificativa, roteiro de produção da matéria ou série de reportagens, pessoas envolvidas, relação dos gastos que serão feitos (estimativa) e das fontes que inicialmente serão ouvidas. A descrição das despesas não pode conter pagamento de salários dos profissionais ou materiais como fitas de vídeo, nem gastos com edição. Esses custos são arcados pela empresa de comunicação.
No site também está disponível o Regulamento completo e o modelo da Carta Compromisso que deverá ser assinada pelo diretor do veículo de comunicação e registrada em cartório, garantindo que a empresa irá apoiar a produção da reportagem caso seu funcionário vença o concurso
Sobre o apoio financeiro e a premiação
A divulgação dos resultados do 4° Concurso Tim Lopes será feita em 29 de julho de 2008. Abaixo, os valores que os vencedores de cada categoria receberão para produzir as reportagens
CATEGORIA e VALOR DA BOLSA DE INCENTIVO À PRODUÇÃO
Mídia Impressa R$ 10.500,00
Rádio R$ 10.500,00
TV R$ 16.000,00
Mídia Alternativa R$ 10.500,00
Especial: Tráfico de Crianças para Fins de Exploração Sexual R$ 10.500,00 ou R$ 16.000,00
* De acordo com o tipo de veículo vencedor: R$ 10.500,00 para Rádio, Mídia Impressa e Mídia Alternativa; e R$ 16.000,00 para TV.
O vencedor de cada categoria recebe o prêmio de R$ 3.000,00, após a publicação / veiculação da reportagem. Em caso de inscrição conjunta entre mais de um jornalista, a forma de divisão desse valor fica a cargo dos participantes.
Promoção
O concurso Tim Lopes é promovido pela ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Infância e pelo Instituto WFC-Brasil, com apoio do Unicef - Fundo das Nações Unidas para a Infância, OIT - Organização Internacional do Trabalho, Fenaj - Federação Nacional dos Jornalistas e Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
Comissão Julgadora
Será formada pela ANDI, pela Childhood Brasil e por organizações parceiras. Participam ainda profissionais renomados da área de comunicação e representantes dos movimentos de defesa da criança e do adolescente com atuação em programas de prevenção e atendimento a vítimas de abuso e exploração sexual.
Homenagem
O nome do prêmio é uma homenagem ao jornalista da Rede Globo que foi assassinado por traficantes de drogas enquanto investigava casos de exploração sexual de adolescentes em bailes funk em uma favela do Rio de Janeiro
Já estão abertas as inscrições para o 4° Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística, com o tema Imprensa e sociedade aliadas no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Até 13 de junho, repórteres, editores (inclusive executivos), chefes de reportagem, estudantes e professores de cursos de jornalismo, profissionais que atuam em mídia on-line ou alternativa podem se inscrever.
Diferente da maioria das premiações jornalísticas - que reconhecem matérias prontas -, os participantes apresentam sugestões de pautas especiais. Os escolhidos em cada categoria recebem apoio financeiro e técnico para realizá-las, além de prêmio em dinheiro.
Com essa estratégia, o objetivo do concurso é estimular a imprensa brasileira a desenvolver propostas de pautas que enfatizem a discussão das políticas públicas existentes para a prevenção e atendimento aos meninos e meninas vítimas desta forma de violência.
Temática Especial
Esta 4ª edição traz duas novidades. A oficina de apresentação e discussão de conceitos técnicos para conduzir a investigação e a produção das reportagens - para as equipes que tiverem seus projetos selecionados; e a inclusão da categoria "Temática Especial", que irá premiar projetos de reportagens sobre o tema "Tráfico de Crianças para Fins de Exploração Sexual". As demais categorias são "Mídia Impressa - jornais e revistas", "Rádio", "TV" e "Mídia Alternativa" - que inclui veículos da Internet, jornais, rádios e TVs comunitárias ou universitárias.
Como participar
O candidato deve se inscrever pelo site www.andi.org.br/timlopes e apresentar a sua Proposta de Pauta detalhada sobre o tema com justificativa, roteiro de produção da matéria ou série de reportagens, pessoas envolvidas, relação dos gastos que serão feitos (estimativa) e das fontes que inicialmente serão ouvidas. A descrição das despesas não pode conter pagamento de salários dos profissionais ou materiais como fitas de vídeo, nem gastos com edição. Esses custos são arcados pela empresa de comunicação.
No site também está disponível o Regulamento completo e o modelo da Carta Compromisso que deverá ser assinada pelo diretor do veículo de comunicação e registrada em cartório, garantindo que a empresa irá apoiar a produção da reportagem caso seu funcionário vença o concurso
Sobre o apoio financeiro e a premiação
A divulgação dos resultados do 4° Concurso Tim Lopes será feita em 29 de julho de 2008. Abaixo, os valores que os vencedores de cada categoria receberão para produzir as reportagens
CATEGORIA e VALOR DA BOLSA DE INCENTIVO À PRODUÇÃO
Mídia Impressa R$ 10.500,00
Rádio R$ 10.500,00
TV R$ 16.000,00
Mídia Alternativa R$ 10.500,00
Especial: Tráfico de Crianças para Fins de Exploração Sexual R$ 10.500,00 ou R$ 16.000,00
* De acordo com o tipo de veículo vencedor: R$ 10.500,00 para Rádio, Mídia Impressa e Mídia Alternativa; e R$ 16.000,00 para TV.
O vencedor de cada categoria recebe o prêmio de R$ 3.000,00, após a publicação / veiculação da reportagem. Em caso de inscrição conjunta entre mais de um jornalista, a forma de divisão desse valor fica a cargo dos participantes.
Promoção
O concurso Tim Lopes é promovido pela ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Infância e pelo Instituto WFC-Brasil, com apoio do Unicef - Fundo das Nações Unidas para a Infância, OIT - Organização Internacional do Trabalho, Fenaj - Federação Nacional dos Jornalistas e Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
Comissão Julgadora
Será formada pela ANDI, pela Childhood Brasil e por organizações parceiras. Participam ainda profissionais renomados da área de comunicação e representantes dos movimentos de defesa da criança e do adolescente com atuação em programas de prevenção e atendimento a vítimas de abuso e exploração sexual.
Homenagem
O nome do prêmio é uma homenagem ao jornalista da Rede Globo que foi assassinado por traficantes de drogas enquanto investigava casos de exploração sexual de adolescentes em bailes funk em uma favela do Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário