segunda-feira, 31 de março de 2008

OAB-RO lança campanha em defesa da advocacia

Porto Velho (Assessoria) - A valorização da advocacia deve ser vista como a consolidação do estado democrático de direito e a garantia do pleno exercício da cidadania, onde todos tenham direitos iguais. Esse é o tom da campanha que a Seccional de Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou com ampla programação que começou com sessão extraordinária do Conselho Seccional e fechou com uma confraternização no Clube do Advogado.
A Campanha, explicou durante o lançamento o presidente da OAB de Rondônia, Hélio Vieira, tem o objetivo de despertar a sociedade para a importância de proteger e exigir seus direitos, na defesa dos quais o advogado é indispensável.
“Fortalecer a advocacia significa, na prática, fortalecer a cidadania e as instituições democráticas brasileiras. As prerrogativas estão sendo desrespeitadas em diversas partes do País, sobretudo no que se refere à quebra do sigilo profissional. Escritórios de advogados, em diversas capitais, têm sido devassados pela polícia a partir de ordens judiciais injustas, o que afronta a dignidade do cidadão”, disse, acrescentando que, quando se tenta calar o advogado está-se tentando na verdade tirar a voz daqueles que necessitam de Justiça.
O lançamento da campanha, que inclui a distribuição de adesivos, realização de palestra em escolas e em entidades sociais e a distribuição de um manual com noções de direito e cidadania, marca a adesão da entidade representativa dos advogados de Rondônia ao movimento nacional lançado pelo Conselho Federal da OAB.
O presidente da OAB de Rondônia criticou também as tentativas de suprimir o Exame de Ordem e disse que, na sua opinião, o governo deve se unir à entidade para encontrar formas de aumentar a qualidade do ensino jurídico no Brasil. “Quem não consegue aprovação no exame da ordem é mais uma vítima do estelionato educacional permitida a partir da proliferação de cursos sem a menor condição de funcionamento”, disse, lembrando que, em Rondônia, a OAB vem fazendo a sua.

Nenhum comentário: