Brasília (Agência Câmara) - O Congresso retoma os trabalhos legislativos na quarta-feira de cinzas, dia 6 de fevereiro, mas as votações só devem recomeçar na semana seguinte, a partir de 11 de fevereiro. Participarão da sessão de abertura do ano legislativo os presidentes da Câmara, Arlindo Chinaglia, do Senado, Garibaldi Alves, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie. Na solenidade de abertura, a Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, trará ao Congresso uma mensagem do presidente da República. O evento tem início previsto para às 15h30.
Retomada das votações
Na retomada das votações na semana seguinte, a pauta do Plenário já estará trancada por seis medidas provisórias - 395/07, 396/07, 397/07, 398/07, 399/07, 400/07. O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, já afirmou que quer intensificar as votações neste primeiro semestre, já que as eleições municipais de outubro podem interferir nos trabalhos.
Chinaglia deve buscar ainda acordo entre o governo e a oposição para a votação de temas de interesse da sociedade. "Nós devemos estabelecer uma pauta negociada tanto com o governo quanto com a oposição e imprimir um ritmo de trabalho que nos permita votar o maior número de matérias possível".
Na mesma semana, no dia 12 de fevereiro, a Comissão Mista de Orçamento também volta a se reunir. O presidente da Comissão, senador José Maranhão (PMDB-PB), quer votar o relatório final do orçamento deste ano até o fim de fevereiro, isso porque na primeira semana de março haverá a mudança na composição da comissão.
Não apenas a Comissão de Orçamento, mas todas as Comissões Permanentes devem mudar seus integrantes, com a eleição de novos presidentes e vices, a partir das indicações dos partidos. É no início do ano legislativo também que os partidos escolhem os novos líderes que vão representar as legendas ao longo do ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário