sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Movimento Pro cultura tem a participação do fotógrafo Carlos Neves



Rolim de Moura (RO) - Com o intuito de implantar um sistema municipal de cultura, salvaguardando dessa forma o patrimônio cultural do município de Rolim de Moura, foi criado, recentemente, o Movimento Pró Cultura, o qual, dada a grande diversidade cultural existente na região denominada Zona da Mata deverá ser a guardiã dessa riqueza e contribuir para que não caia no esquecimento e gerem uma espécie de “recessão cultural”.
Envolvido diretamente no movimento destaca-se o produtor e fotógrafo cultural, Carlos Neves, detentor de um grande número de fotos e um acervo importantíssimo do início do município de Rolim de Moura, tendo o site idealizado e criado pelo mesmo (www.afotorm.com.br), detentor de um merecido lugar de destaque, haja vista o grande número de documentários fotográficos que apresenta, assim como, a importância que representa dentro do movimento.
Sempre registrando diretamente o cotidiano das pessoas, Carlos Neves teve o privilégio de fotografar os vereadores da primeira legislatura do então recém criado município de Rolim de Moura, o que fala com orgulho, “estou no município desde o ano de 1984, e tive o prazer de participar ativamente de toda vida política do município, desde a posse do primeiro prefeito eleito, a instalação da Câmara Municipal e a posse dos primeiros vereadores, até os dias de hoje. Tenho um farto material fotográfico diversificado que vai da área política até as grandes riquezas naturais de toda região, da qual me orgulho em fazer parte”, disse.
O primeiro evento cultural realizado e considerado inclusive um marco da criação do “Movimento Pró-Cultura”, foi a batida reggae de Rolim de Moura, realizado no mês de maio no Teatro Municipal, dando início ao trabalho desse grupo que dentre outros conta ainda com o produtor cultural e presidente da Escola de Samba Acadêmicos da Liberdade, José Pacheco e Everaldo Lins, que é professor e coordenador de diversidade cultural da Coordenadoria Regional de Educação de Rolim de Moura. Dando continuidade, o movimento participou da última Exposição Agropecuária, realizada recentemente, com um espaço no stand do município onde foram realizadas mostras fotográficas com ênfase na diversidade cultura de Rolim de Moura, além de músicas, instrumentos, fantasias, etc.
Para Carlos Neves (foto abaixo), que aprendeu fotografia e participou de um curso com um dos maiores fotógrafos culturais, Araken de Alcântara, da Faculdade Santa Cecília, de Santos São Paulo, tendo sido inclusive repórter cinematográfico no Mato Grosso, trabalhado com restauração de fotos, Carlos diz que aprendeu muito a ter uma visão artística para a realização dos ensaios fotográficos, buscando demonstrar e valorizar o cotidiano dos fotografados. (Vitinho Oliveira).




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Nenhum comentário: