quarta-feira, 18 de abril de 2012

Brasília: capital do livro e da leitura


  • No programa semanal de rádio Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz destaca a programação da 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, que traz a proposta de transformar o Distrito Federal em capital da leitura
    Secretaria de Comunicação Social

    No programa Conversa com o Governador veiculado nesta terça-feira (17), Agnelo Queiroz abordou a programação da 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, que começou no último sábado e segue até a próxima segunda-feira. Em entrevista ao jornalista Carlos Campbell, o governador ressaltou a importância do evento dentro da agenda de comemorações do 52º aniversário de Brasília.
     
    “Seguramente será um grande presente para a população de Brasília. Vamos comemorar o aniversário da cidade de uma forma muito significativa: valorizando a cidade, a cultura, o desenvolvimento humano da nossa cidade”, salientou.
     
    Segundo o governador, homenagear a capital do país dando destaque ao potencial cultural de uma cidade que é Patrimônio Cultural da Humanidade é uma das grandes motivações da Bienal. “Geralmente, discutimos a cultura com o olhar voltado para as questões econômicas. Temos que avançar, criar espaços e oportunidades para discutir a cultura como um direito do cidadão”, enfatizou.
     
    Leitura infanto-juvenil – O envolvimento das crianças e dos jovens brasilienses é outro objetivo do evento, que conta com exposição e venda de livros, encontros com autores, seminários, apresentações, shows culturais, entre outras atrações. 
     
    Agnelo Queiroz comentou sobre o Dia Nacional da Literatura Infantil, celebrado em 18 de abril, e citou um dos principais autores desse segmento no Brasil, que será homenageado nesta semana. “Como disse Monteiro Lobato: ‘Um país se faz com homens e livros’. Por isso temos que investir na formação dos jovens e na democratização do acesso à cultura. Estamos investindo na melhoria de várias áreas do serviço público, como saúde, educação, segurança, transporte, mas agora temos que investir na cultura”, disse.
     
    O governador apontou a importância da presença das crianças na Bienal, que terá uma ala dedicada especialmente a esse público. “Os pais vão levar as crianças e haverá uma série de iniciativas para estimular a leitura, pois o contato com o livro é muito importante para a formação delas”, afirmou.
     
    Rock em Brasília – Agnelo Queiroz destacou ainda a agenda de shows, com artistas nacionais e locais, que reflete uma das principais expressões culturais da cidade: o rock. “Teremos também shows. Serão três palcos, sendo um deles voltado especificamente para o rock, que é uma marca importante da cidade. Brasília é a capital do rock. Então essa é uma forma da nossa expressão cultural, genuína”, disse.
     
    O programa – O Conversa com o Governador é transmitido pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.
     
    Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação, cuidados com a infância, prioridades para 2012, criação de parques no Distrito Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Entorno, regularização fundiária, Carnaval 2012, Política de Resíduos Sólidos, modelo de transporte público do DF, políticas de atenção à mulher e participação popular. 
     
    Todo o conteúdo do programa está disponível para download aqui na página da  http://www.agenciabrasilia.df.gov.br/ . 
    A reprodução é livre, desde que citado o crédito dos realizadores.
    Foto

    Foto: Junior Aragão


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Nenhum comentário: