O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) implanta, dentro de 90 dias, um sistema online de acompanhamento da execução de qualquer obra em andamento no Brasil. A novidade foi anunciada ontem (7) pelo diretor-geral da autarquia, general Jorge Ernesto Pinto Fraxe, aos parlamentares de Rondônia que estiveram com ele para tratar das obras nas rodovias federais existentes no Estado.
“O sistema, que está sendo desenvolvido numa cooperação técnica nota 10 com o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) irá, inclusive, publicar on line os boletins de medição para pagamento referentes a qualquer obra em andamento no país”, disse Jorge Fraxe.
O general disse que as obras, feitas com recursos públicos, devem ter total transparência no processo de contratação e execução. “Queremos dar ao DNIT total transparência para que possam se dissipar as suspeitas sobre nós”, acrescentou. O diretor-geral referiu-se às irregularidades detectadas no órgão no ano passado, as quais culminaram com a exoneração de toda a diretoria. Ele assumiu a direção-geral da autarquia em setembro último.
O deputado federal Padre Ton (PT-RO) elogia a iniciativa: “A transparência aproxima o cidadão do Estado. A presidente Dilma e o general Fraxe estão no caminho correto. É preciso ampliar as informações ao contribuinte, ao povo brasileiro, e a iniciativa de se criar um sistema informatizado com todos os dados e informações sobre determinada obra, para acesso a qualquer pessoa, sem burocracia, é um avanço enorme nesta direção”, disse.
Segundo o general Fraxe, os boletins de medição irão contar com assinatura digitalizada do engenheiro responsável pela obra e do fiscal do DNIT da região, e dados completos sobre o empreendimento – preço, o que já foi pago, quanto falta pagar, prazos, etapas de execução etc.
Fonte: Mara Paraguassu- Assessoria de Imprensa Deputado Padre Ton (PT-RO) - (61) 3215-3280 e 9974-9423
Nenhum comentário:
Postar um comentário