Ouro Preto do Oeste (RO) - Representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA reuniram-se na manhã desse sábado (28) com o deputado federal Carlos Magno (PR). Na pauta do encontro foi debatida a falta de infraestrutura na produção da agricultura familiar em Rondônia. O encontro aconteceu nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores em Ouro Preto do Oeste.
Na oportunidade, foram reivindicadas ao parlamentar pequenas agroindústria para a produção de derivados da cana-de-açúcar (rapadura, melado, açúcar mascavo), bem como pequenos tratores agrícolas.
De acordo com o coordenador estadual do MPA, Valdeir Pereira de Sá Leite, essas reivindicações visam propiciar às famílias dos pequenos agricultores uma maior diversificação da produção agrícola, resultando em uma maior distribuição de renda. Isso viria a disponibilizar alimentos mais baratos na mesa dos produtores, além de serem mais saudáveis sem o uso de agrotóxicos. Valdeir destaca que estes alimentos serão vendidos nas feiras livres e na Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB.
O coordenador lembrou que esse encontro ocorreu graças à boa relação que o movimento tem com o deputado Carlos Magno. “Carlão vem contribuindo com o MPA há muito tempo, desde quando ele era prefeito aqui em Ouro Preto do Oeste e secretário de Agricultura do Estado de Rondônia. Exemplo disso foi sua ajuda ao assentamento 14 de Agosto, localizado entre os municípios de Jaru e Ariquemes”, destaca.
Para o deputado federal Carlos Magno, a agricultura familiar tem uma importância muito grande na produção nacional de alimentos que chegam até a mesa do povo brasileiro, além do superávit oriundo da exportação, resultado da produção do agronegócio.
“Estou buscando, por meio de emendas, ajudar o homem do campo, em específico da agricultura família, com o intuito de proporcionar a diversificação de sua produção, dando mais condição de trabalho e, consequentemente, maior geração de emprego e renda nos municípios”, frisa Magno.
O deputado ainda ressalta que sua preocupação como parlamentar não é somente em disponibilizar tais emendas, mas que elas tenham a finalidade de aplicação com resultado positivo na renda e na vida das pessoas que moram no campo.
Participaram da reunião representante dos municípios de Ouro Preto do Oeste, Nova União, Nova Brasilândia, Alta Floresta, Santa Luzia e Teixeirópolis.
Fonte: Rondon Rezende / Gazeta Central
Nenhum comentário:
Postar um comentário